Pular para o conteúdo
logo-blog-imperial

Alunos de gastronomia têm aula prática sobre facas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Quando se fala em gastronomia pensamos nos sabores, nas texturas e na aparência da pratos, mas não podemos esquecer das facas. Elas são as responsáveis por uma etapa muito importante no preparo dos alimentos, assim se torna vital para estudantes deste setor, conhecer um pouco mais do mundo da cutelaria.

Pollianna Thomé

Foi pensando assim que a professora da disciplina Habilidades Básicas de Cozinha da UCDB, Pollianna Thomé, convidou o cuteleiro Alexandre Barbosa, da Imperial Cutelaria, para uma aula prática. O objetivo foi de fazer com que os alunos tenham mais clareza neste universo. Segundo ela, esse encontro era bastante esperado na sala de aula.

“É importante que os alunos saibam de todas as possibilidades que as facas têm para cada atividade na gastronomia, tanto no mundo das aves, das carnes, dos peixes, assim como dos legumes e das frutas”, conta ela.  Outro ponto importante da aula foi sobre o fio das facas, ou seja a forma correta da afiação.

Aula prática UCDB
Aula prática sobre facas na UCDB

“A diversidade das lâminas foi algo que chamou a atenção durante a aula. Apesar dos acadêmicos já terem visto na teoria, ter contato com essa variedade de facas e os demais equipamentos prendeu muito mais a atenção e despertou a curiosidade, agregando dessa forma no aprendizado”, afirma a professora.

Para a acadêmica Juliana Silva Santana, 37 anos, a faca é a alma de quem cozinha e ter um bom utensílio faz toda a diferença. Assim, a aula foi muito proveitosa.

Facilita nosso trabalho, a gente ganha tempo, assim como ganha no material com um corte melhor. A cutelaria encanta por isso. Quando o cuteleiro abriu o estojo de facas, todos os alunos ficaram com os olhos brilhando. O brilho das facas refletiu o brilho dos nossos olhos”, conta ela.

aula prática sobre facas

Juliana afirma que como filha de pernambucano, ‘labuta’ com facas há algum tempo, e dessa forma, aprendeu com seu pai a afiar na pedra. Uma tradição que foi passada de geração para geração.

“O que mais me chamou a atenção foi a afiação. Ele mostrou de uma forma que fez diferença, complementou uma técnica que eu já trouxe de família. Fiquei com muita vontade de aplicar, ir treinando para garantir uma vida útil maior para minhas facas, pois sei que uma faca cega é mais perigosa na cozinha do que uma faca afiada”, finaliza.

Sobre o evento:

A aula prática aconteceu na última terça-feira, 14 de abril, com os alunos do Curso Tecnológico em Gastronomia da UCDB. Ministrada pelo mestre cuteleiro Alexandre Barbosa, da Imperial Cutelaria.

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *