Pular para o conteúdo
logo-blog-imperial

Imperial Land – A primeira Loja conceito de Cutelaria do Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Imperial Land é a primeira loja conceito da Imperial Cutelaria, e chega em Campo Grande trazendo inovação, criatividade e conexão para o mercado da cutelaria brasileira. Com três ambientes: gourmet, churrasco e aventura, proporcionando sensações e experiências únicas em cada um dos ambientes. 

Para o churrasqueiro e pitmaster Bruno Panhoca, a loja é o paraíso para quem gosta de culinária, churrasco e aventura. “É um lugar lindo, duvido que exista outro igual no Brasil, com este conceito, com esta facilidade e exposição dos produtos. O grande trunfo da Imperial é ser um lugar acolhedor para quem ama e quer ter as primeiras experiências no segmento de culinária e churrasco, principalmente”, afirma. “Se você quer aprender sobre facas ou equipamentos de cozinha, por exemplo, vai ser muito bem orientado, o atendimento é ótimo”.

Bruno conheceu a loja em uma de suas visitas ao Estado. Ele, que já assina uma linha de facas da Imperial, ficou encantado com o espaço. “A Imperial Land também é uma excelente opção para aqueles que querem presentear pessoas, pois além de ter produtos incríveis que vão impressionar até os mais exigentes, ainda existe a possibilidade de personalizar”, conta. “Quem gosta de cutelaria, de aventura, assim como de culinária, vai amar”. 

Bruno Panhoca Imperial Land
Bruno Panhoca, churrasqueiro e pitmaster

Uma nova forma de experimentar cutelaria: Imperial Land

Quando se fala em cutelaria, estamos falando de um trabalho que atravessa séculos, que exige habilidade, conhecimento e muita prática. Um ofício que traz esta força do artesanal e personalização como pontos estruturais, que encanta as pessoas de todo o mundo. A ideia da Imperial Land é exatamente a de manter este conceito, proporcionando experiências e novos aprendizados. 

“A Imperial Land é um local versátil, com ambientes para públicos específicos e também um local de aprendizado, onde estudantes de gastronomia vão para conhecer e ter experiências com  as ferramentas, aprender a usar a faca certa para cada tipo de alimento, entre outras coisas”, explica Alexandre Barbosa, mestre cuteleiro da Imperial. “Além disso, neste mesmo espaço, vamos receber chefs, churrasqueiros e profissionais aventureiros para falar de suas experiências mundo afora”. 

Imperial Land: Três ambientes para você se conectar

Imperial Land ambientes
Alexandre Barbosa – Imperial Land

 

A loja é composta por três ambientes, pensados especialmente para públicos específicos: gourmet, churrasco e aventura. Em cada um deles, o conceito de experimentação se faz presente, buscando trazer para o visitante sensações e novos aprendizados.

 

“A faca é a extensão do braço do chef, então precisa ser algo que faça com que o trabalho renda, e seja de fácil execução”, afirma Bruno Panhoca. “Quem ainda acha que faca é tudo igual, vai se surpreender quando testar as facas específicas da Imperial Cutelaria”. 

O chef Alemão afirma que já visitou diversas lojas de facas pelo Brasil e não encontrou nenhuma parecida. “Fiquei impressionado, a loja é incrível, um parque de diversões para quem gosta de facas. A vontade é de passar o dia todo dentro da loja”, afirma.

Além disso, dentro da área esportiva, tem também vestuário, acessórios como bonés, aventais e mochilas para aventura, além de diversos itens que fazem diferença em um churrasco, como por exemplo sais e molhos diversos. 

Qualidade e exclusividade dos produtos Imperial

Quando se fala em Imperial Cutelaria, é sempre bom lembrar que trabalhamos com ações sustentáveis e de qualidade de vida, utilizando recursos de forma inteligente, diminuindo assim os impactos ao meio ambiente. Atuamos também com processos e procedimentos rigorosos de segurança, minimizando riscos à saúde dos nossos colaboradores. 

Comprometida com uma gestão ambiental responsável, a Imperial não utiliza madeira de extração e sim de reflorestamento para a confecção de cabos, cepos, bainhas de madeiras, assim como tábuas. Depois de muitas pesquisas e trabalhos técnicos, a opção foi pela madeira teca, muito utilizada pela indústria naval devido sua resistência, leveza e durabilidade. Além disso, no seu dia a dia, atua com sistemas de reaproveitamento de água utilizada nas máquinas, assim como gestão dos resíduos sólidos, gerados no processo produtivo, de acordo com as normas ambientais. 

As peças são exclusivas, desenhadas e confeccionadas com muito cuidado e rigor, aprimorando técnicas e processos, com várias pesquisas e experimentações a respeito de materiais sustentáveis, assim como tratamento térmico, entre outros. De acordo com o chef Marcílio Galeano, que conheceu a loja quando foi gravar uma ação, não há quem não se encante com a elegância, mas também com a utilidade dos produtos. “A Imperial Land  impressiona por sua organização de acordo com os itens: linha leve, linha mais pesada, os kits, assim como roupas e acessórios, tudo de forma muito fácil de encontrar”, afirma. “Isso sem falar no estacionamento próprio, que também faz uma grande diferença”, pontua. 

Marcílio afirma que ficou impressionado com a loja e recomenda. “Uma loja para replicar com facilidade. O produto acima da média, a organização também, dessa forma o sucesso é certo”. 

Primeira faca criada para Brisket

E não é só exclusividade, também vale ressaltar o pioneirismo da Imperial Cutelaria. A brisket foi a primeira faca especializada para o churrasco americano, lançada no Brasil. Desenvolvida em conjunto com o churrasqueiro e Pitmaster Bruno Panhoca, ela veio para suprir uma necessidade de uso do corte de Brisket no país. Assadores participantes de eventos e competições nacionais e internacionais precisavam de uma faca com características específicas para fazer o trabalho de forma mais eficiente. Assim surgiu a Brisket. 

A especialidade desta faca é para o corte do brisket, no entanto pode ser utilizado para o corte de vários tipos de carnes defumadas de tamanhos maiores, que seja necessário o comprimento que a faca dispõe. Bruno Panhoca, que assina a linha, é um dos pitmasters que a utilizam, assim como vários outros assadores e assadoras, amantes do churrasco americano que tem a faca como ferramenta indispensável no preparo do American Barbecue.

Para cozinhar do seu jeito

Imperial Land

 

 

A cozinha sempre foi um dos lugares mais visitados da casa. O coração do lar. É neste cômodo que as memórias afetivas da alimentação atravessam séculos e são passadas de geração para geração. Pensando nisso, a Imperial trouxe uma infinidade de linhas, kits e produtos para que as pessoas possam cozinhar do seu jeito, mas com conforto e ferramentas de qualidade. Foi pensando também na praticidade, assim como na utilização das facas, que surgiram as parcerias com chefs renomados, assinando linhas exclusivas da Imperial Cutelaria. 

Linha Origem do chef Emmanuel Bassoleil 

De um lado a Cutelaria, do outro a gastronomia, assim a Imperial e o Chef Emmanuel Bassoleil uniram suas experiências e conhecimentos para construir um conjunto inteiramente diferenciado, a linha de facas Origem,  e que ganhou características francesas, num absoluto rigor técnico de desenho, materiais e desempenho que remetem a história, e trajetória do Chef. Assim, as facas francesas, da Linha Origem, assinada por Emmanuel Bassoleil, tem uma estrutura mais fina e leve e a curvatura da lâmina fica mais em direção à ponta. O resultado acontece na prática de cada corte, preparo e montagem de pratos como forma de tornar a vida na cozinha mais leve, fácil, ágil e também prazerosa.

Linha Kaizen do chef Jun Sakamoto

Kaizen, filosofia japonesa que tem como cerne a melhoria contínua, “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”. Foi esta filosofia que modificou a gastronomia japonesa no pós Segunda Guerra Mundial tornando-a minimalista e completa ao mesmo tempo. A linha de facas orientais assinada pelo Chef Jun Sakamoto traz a geometria japonesa para dentro das casas brasileiras, oferecendo assim o melhor das ferramentas orientais para solucionar os desafios da cozinha diária. As facas japonesas, na Linha Kaizen, assinadas por Jun Sakamoto, apresentam uma pequena curvatura na ponta e são mais planas, também são leves e mais finas.

Linha Jimmy Ogro

Os hábitos da boa culinária estão no DNA do ser humano, dessa forma cozinhar tornou-se o prato principal dessa história. A Linha Jimmy Ogro traz todas as técnicas e sabores do dia a dia na cozinha, onde qualidade, lendas e histórias se juntam numa composição física e química dos processos que acontecem nas panelas. As facas da Linha Jimmy Ogro, tendem a ser facas mais robustas, mais largas e pesadas, assim a curva da lâmina é do meio para a ponta da faca.

Linha Brasileiras das chefs: Luiza Hoffman, Monica Rangel e Carla Pernambuco 

Esta é uma linha exclusiva para mulheres, feita por mulheres, com cabo pensado para mãos menores, a linha de facas brasileiras. Um projeto cheio de significados, feito por mulheres e validado por elas. As facas levam em consideração a praticidade, o ganho de tempo e a facilitação nas operações do dia a dia. Os desenhos de cada peça se apoiam na necessidade de se ter ferramentas mais ergonômicas e adaptáveis a mãos femininas. A linha tem como embaixadoras as chefs Carla Pernambuco, Mônica Rangel e Luíza Hoffmann.

Kit empratamento do chef Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti conta que estava dando curso de empratamento, e os seus alunos estavam procurando pinça e espátula para empratamento e não estavam encontrando, então ele conheceu a Imperial e começou a conversa sobre assinar uma linha com estes itens difíceis de encontrar. Dessa forma, surgiu o kit de empratamento com uma pinça de massa, uma pinça de precisão, uma faca e uma espátula.

O conjunto é composto por uma faca do chef, de geometria alemã, um projeto voltado para todos os tipos de cortes. Uma espátula para transportar os alimentos até o prato e duas pinças, uma curva para composições mais detalhadas, especialmente na finalização do empratamento e outra reta para pegar e movimentar ingredientes e ervas.

Conectar pessoas através das ferramentas

“Para nós, alimento não é só comida. É conexão. E nossa paixão é conectar as pessoas através das ferramentas que tornam o sabor uma experiência inesquecível. Uma experiência que é uma das únicas que vem acompanhando o ser humano através de toda a história.”

A Imperial Cutelaria foi idealizada por Alexandre Barbosa, terceira geração de cuteleiros da família, pós-graduado em Gestão Industrial e de Materiais e Membro da Sociedade Brasileira dos Cuteleiros. A tradição iniciou com seu avô na década de 1920, um entusiasta pela cutelaria, que transmitiu a paixão para seu pai cuteleiro.

Foi assim que aprendeu desde cedo a compreender técnicas e processos e a se profissionalizar com influências importantes de mestres da cutelaria mundial. Dessa forma, Alexandre criou sua própria oficina de cutelaria artesanal produzindo facas forjadas com específicos tipos de aços e processos, como o aço damasco.

Por anos transformou desejos em realidades por meio da forja entregando projetos ousados para pessoas que desejavam ter uma faca única e exclusiva.

Foram anos de produção artesanal até que no início de 2009 os pedidos tomaram uma proporção bem maior do que a produzida por um processo “caseiro”, dessa forma nasceu a Imperial Cutelaria com o cuidado de entregar aos clientes produtos com as melhores características estruturais para a absoluta confiança e prazer na execução das funções a que se propõe cada peça projetada. Nessa concepção histórica, todo o acabamento dos produtos é mantido na forma artesanal, pois não é possível fazer um bom produto sem que o acabamento seja feito todo à mão.

Cuidado com o Cliente

A Imperial Cutelaria tem o cuidado de entregar aos clientes produtos de qualidade com as melhores características estruturais para a absoluta confiança e prazer na execução das funções a que se propõe cada peça projetada.

Nossa missão é fabricar artigos de cutelaria dotados de alta performance, desempenho e qualidade, para atender aos mais exigentes padrões de utilização prática, seja no uso profissional, amador ou domésticos e tornar mais fácil a vida das pessoas.

Venha conhecer a Imperial Land. Estamos na Rua Pedro Celestino, 1829, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para visita técnica dos estudantes de gastronomia, só agendar no telefone (67) 99279-7573. Funcionamos de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. 

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *