Pular para o conteúdo
logo-blog-imperial

Por que não usar tábuas de vidro?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Você deve se perguntar, mas por que não usar tábuas de vidro? Ela nos acompanha nos momentos mais importantes do dia e está sempre no lugar mais especial da casa que é a cozinha. Falar em tábuas é quase igual iniciarmos uma conversa sobre facas, ou seja, rende assuntos e mitos. Nós temos aqui no blog conteúdo que oferece dicas sobre tábuas e quais são as mais ideais. Mas hoje falaremos sobre a polêmica tábua de vidro

“É mais higiênica, resistente e mais bonita” são afirmações recorrentes no cotidiano de quem cozinha. No entanto são crenças muito subjetivas e não é de hoje que esse pensamento evidencia muitos mitos. A verdade é que nada substitui uma boa tábua de madeira! E vamos te provar o motivo.

Tábuas de vidro

O valor da tábua não é a questão em jogo aqui mas sua adequação e eficiência, obviamente as facas e tábuas estão relacionadas e juntas facilitam a vida na cozinha. Para compreender melhor porque as tábuas de vidro não se enquadram bem nesse cenário vamos explicar o que acontece com as facas:

Uma faca de cozinha não possui a mesma dureza de um vidro, devido ao tipo de material produzido: o aço. Portanto o ideal é buscar uma superfície macia ao apoiar a faca no momento do corte, em outras palavras use uma tábua de material menos duro como a madeira ou bambu.

As consequências de usar uma tábua de vidro vão desde o desgaste até a perda total do fio da faca. Isso acontece porque a dureza de uma tábua de vidro é superior a de uma tábua de madeira ou polipropileno, bem como ao aço da faca. Ao passar sua faca em uma tábua de vidro você arredonda o fio e compromete a afiação da faca, deixando-a ‘cega’ e ineficiente em seu corte.

A dica do nosso cuteleiro Alexandre Barbosa é: ressignifique a utilidade de sua tábua de vidro, use-a para servir pratos ou como apoio de uma panela quente. Por mais bonitas que possam parecer não são recomendadas para usar as facas em cima.

Tábuas de Madeira

É importante ressaltar que no mercado atual existem diversos tipos de madeiras usadas para fabricar tábuas e no momento da escolha recomendamos que opte por madeiras que não soltam muito óleo e uma madeira que não tenha amargor pois transfere o gosto para os alimentos cortados em cima dela.

As tábuas Imperial

Apropriadas, feitas de madeira reflorestada e lindas

Da idealização à fabricação trabalhamos pensando na responsabilidade ambiental por isso optamos pela madeira asiática teca exatamente por ser madeira de reflorestamento.

Depois de muitos estudos e pesquisas elegemos a teca, que além de não agredir a natureza, possui mais resistência e durabilidade, muito usada pela indústria naval.

E para quem gosta de ter opções vai uma boa notícia, em nossa loja online estão disponíveis vinte modelos de tábuas diferentes, para todas as ocasiões: churrasco, frios, pizza, e todas elas ao contrário de muitas tábuas vendidas pelo mercado, é revestida por uma resina à base de água para que nada seja transferido para o alimento nem interfira no gosto ou qualidade da comida.

Tábua de Madeira x Tábua de vidro

Mas o grande diferencial é que todas as tábuas da Imperial recebem uma carbonização à fogo em suas laterais. Uma técnica ancestral utilizada pelos japoneses chamada Shou SugBan que consistia em carbonizar a parte externa da madeira para proteção contra as intempéries do tempo, o ataque de cupins e outros insetos e, sobretudo, contra a umidade. 

A intenção da carbonização nas laterais de nossas tábuas é justamente para ter a função protetiva contra a umidade, impermeabilizando-as. Uma técnica que exige muito cuidado, paciência e habilidade, pois são dois elementos que se atraem e a queima precisa ser ser feita com muita atenção para não comprometer a madeira.

Carbonização Tábua
Processo carbonização tábua

O processo inicia-se com a queima, depois as laterais das tábuas são lixadas, limpas e por último é feita a aplicação de uma cera.

O mais interessante dessa técnica é a possibilidade de escolher a tonalidade da “queima” na madeira, clara ou bem escura, mas sem o aspecto de carvão, que é o último estágio do método.

Esse recurso tradicional foi utilizado também para trazer um toque especial ao design das tábuas Imperial, pois o tom escuro obtido da queima contrasta com a cor clara da madeira teca e ressalta a beleza da própria madeira.

É um combinação estética de cores e detalhes que é marca registrada da Imperial Cutelaria no desenvolvimento e criação de seus produtos.

O cuteleiro Alexandre falou sobre as tábuas no nosso Canal no YouTube! Confira e nos conte o que achou. Estamos sempre buscando partilhar conhecimentos sobre o universo que permeia a cozinha. Caso tenha alguma dúvida ou dica escreva nos comentários, queremos trocar conhecimento e sua participação é muito importante para nós.

Leia também sobre a diferença das facas da Campanha Casa Imperial.

Designed by timolina / Freepik

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

2 comentários em “Por que não usar tábuas de vidro?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *