Pular para o conteúdo

Como armazenar facas de fio? 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Talvez essa pergunta tenha passado por sua cabeça em algum momento, quem sabe até este momento não. Nós fizemos uma pesquisa mês passado em nossa conta do Instagram e descobrimos que muitas pessoas não pensam em como armazenar suas facas. Neste post descrevemos de forma breve seis formas adequadas de guardar as preciosas facas de cozinha e de churrasco. 

Pensar onde e como armazenar uma faca é um dos conselhos que damos a todos que buscam comprar uma faca, pois são ferramentas que possuem lâminas cortantes, tamanhos e funcionalidades distintos. Guardar as facas de forma adequada evita danos no fio e eventuais riscos na lâmina. Além disso, previne cortes acidentais e o manuseio indevido por crianças, assim como facilita sua performance na cozinha nos momentos de cortes. 

Existem inúmeras formas de proteger a lâmina da sua faca, como: bainhas de couro, bainhas de madeira, cepos (estruturas de madeiras onde as facas são acondicionadas), barras magnéticas, cases e estojos, mas caso você não tenha nenhuma dessas opções, uma solução fácil e de custo reduzido é a bainha de papelão. Nós recomendamos sempre a utilização desses materiais, inclusive a bainha de papel, o que vale é proteger sua lâmina! Conheça todas essas formas abaixo e saiba qual a diferença de cada uma delas.  

Primeira forma –  Bainhas  

Uma das formas mais antigas de guardar as facas são as bainhas, estruturas projetadas exclusivamente para armazenar e transportar facas individuais ou combinadas. Essas estruturas são feitas sob medida, acompanham o desenho da lâmina, geralmente, o material utilizado  para esta confecção é couro ou madeira. Ambos os materiais possuem maior durabilidade o que os tornam excelentes, pois acompanham a longevidade da faca. Além de proteger as lâminas as bainhas conferem segurança e estilo.  

Segunda forma  – Cepos 

Estruturas feitas em madeira para armazenar facas individuais ou conjuntos de facas e acessórios. Os cepos são estáveis, bonitos e, possuem um espaço determinado para cada lâmina sem que uma encoste na outra. Nossos cepos são feitos de madeira de reflorestamento Teca, material muito resistente e ecologicamente correto. 

Terceira Forma – Barras Magnéticas

Suportes em madeira com ímãs internos ou trilhos metálicos imantados. Geralmente, são fixados em paredes e as facas ficam expostas por completo, mas, há barras em madeira que ficam sobre as mesas. As barras são as formas mais utilizadas, pois deixam as facas expostas facilitando a escolha e os movimentos de tirar e colocar a ferramenta no suporte.

Quarta forma – Cases e Estojos 

Cases e estojos são dispositivos semelhantes, mas não iguais. Ambos, geralmente, são feitos em tecido, lona e couro e possuem repartições internas que garante que as facas e acessórios fiquem protegidos. Duas diferenças a serem destacadas é o tamanho e a forma de fechamento: o estojo é menor e possui zíper; já o case é maior e pode ser fechado com cordões, fios ou fivelas. 

Quinta forma – Envelopes 

Algumas indústrias e cutelarias desenvolvem dispositivos semelhantes à envelopes de plástico ou papel. O aparato encaixa na lâmina e a protege do contato com outros talheres. Nós não usa envelopes, mas é uma forma válida e simples de proteção que pode ser feita em cada com papelão ou outro papel resistente. Com o envelope você poderá guardar sua faca na gaveta junto com outros talheres sem que o fio seja prejudicado com o atrito entre os utensílios.

Leia também nosso post sobre como escolher a melhor faca para você!

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *