Pular para o conteúdo
logo-blog-imperial

Faca para brisket: Saiba tudo sobre a faca de churrasco americano

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A brisket foi a primeira faca especializada para o churrasco americano, lançada no Brasil. Desenvolvida em conjunto com o mestre churrasqueiro Bruno Panhoca, que testou e aprovou. A parceria surgiu, primeiramente, da necessidade de se ter uma faca para uso do corte de Brisket no País. Além disso, assadores que participam de eventos e de competições nacionais e internacionais, precisavam de uma faca de características específicas, que pudesse fazer o trabalho da forma mais eficiente possível.

Por que a faca brisket tem a ponta arredondada?

Como o brisket (peito do boi) é uma peça comprida, exige uma faca de lâmina mais longa e de ponta arredondada, para que no movimento de “vai e vem”, essa ponta não desmanche a peça, pois trata-se de uma peça defumada. Se a faca tem outro tipo de ponta, a peça desmancha e as fatias não ficam perfeitas. Assim a faca brisket não espeta e nem desfia a carne no movimento do corte.

Para que servem os furos?

Justamente para criar um espaço de ar entre a lâmina e a carne, fazendo com que ela não grude, impedindo que se desmanche e, assim, as fatias saem delicadamente.

Faca Brisket furos

Por que a faca é leve?

Toda a estrutura da faca Brisket foi pensando no uso diário e muito intenso. Dessa forma, a faca precisa ter cabo leve, confortável e de materiais que não machuquem a mão na pegada, nem cansem o braço. O desenvolvimento dessa ferramenta foi justamente pensando na facilidade de assadores e churrasqueiros que fazem centenas de cortes. A espessura da lâmina e do cabo tornam a estrutura como um todo mais leve, confortável e eficiente no uso.

Por que o cabo é simples?

O desenho do cabo permite que a mão se encaixe confortavelmente na peça, permitindo um trabalho por horas sem machucar ou o cabo rodar na mão. Um design de cabo mais robusto prejudica a finalidade que é trabalhar por horas, sem fadigar os músculos da mão. Um cabo de design mais funcional ganha agilidade e tempo nas ações de corte.

Faca Imperial

Por que o desbaste é em flat ground?

O desbaste que é plano desde a parte do dorso da lâmina até o fio, não cria nenhum tipo de resistência ao corte e isso permite um corte mais macio e delicado com a carne defumada.

Como é a bainha?

A bainha específica da Faca Brisket foi uma demanda do segmento justamente para ter maior segurança no transporte da faca e ao mesmo tempo proteger a lâmina de outros atritos que possam danificar o fio. Para quem opta somente pela Faca Brisket, e não pelo conjunto, essa capa protetiva feita de madeira é ideal.

O que é brisket?

O brisket nada mais é do que um corte do peito bovino, muito tradicional nas churrasqueiras do Estados Unidos, principalmente no Estado do Texas. Retirada da frente do boi, esta carne possui muitas fibras e por isso, é mais dura. Seu processo de cocção é feito em um defumador, de forma lenta, que se chama smoker, do modelo pit. Dessa forma, o preparo do brisket normalmente leva em torno de 8 a 12 horas para ficar pronto, mas o resultado fica incrível, a carne se desmancha na boca.

Para quais cortes posso utilizar a faca brisket?

A especialidade dessa faca é para o corte do brisket, no entanto, pode ser utilizada para o corte de vários tipos de carnes defumadas de tamanhos maiores, que seja necessário o comprimento que a faca dispõe. Usada ainda para o corte de bacon, pancetta, mortadelas, salames, salsichas, linguiças, morcelas, chorizo, pastrami, presuntos, carnes secas ao ar livre como carne de sol, charque, lomo embuchado; embutidos cozidos e semicozidos de uma maneira geral.

Quem usa a faca brisket?

Bruno Panhoca, um dos pitmasters mais influentes do Brasil. Além dele, vários outros assadores e assadoras, amantes de churrasco americano têm a faca como ferramenta indispensável no preparo do American Barbecue.


Está na hora de você ter a sua. Clique aqui e acesse nossa loja online.

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *