Pular para o conteúdo

Faca tática: aventure-se com a Karambit

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Você já ouviu falar da Karambit, a famosa faca tática de lâmina curva?

Vinda da Indonésia, a Karambit foi criada para cortar as raízes e fazer as trilhas para o plantio de arroz. Hoje tornou-se uma faca tática, bastante notável, projetada para a segurança, a precisão e a eficiência de quem usa, dessa forma, é uma ferramenta que se destaca por ter um corte preciso e é adequada para muitos desafios e funções.

Quando ouvimos falar em faca tática, a primeira imagem que vem à cabeça, é a de um soldado portando uma série de objetos de luta, inclusive uma faca no estilo “Rambo”, saltando as pedras e os rios, desbravando a floresta e pronto para a luta. Mas não é bem assim.

Uma equipamento de trabalho ou uma faca tática?

Diferente do que muitos pensam, uma faca tática não é somente focada em combate, ela é um equipamento de trabalho, desenhado para realizar muitas funções e ser usada como uma arma apenas em último recurso. Dessa forma, é criada para aguentar as mais diversas tarefas seja de um aventureiro, um especialista em sobrevivência ou mesmo para o uso como uma faca militar. 

Diz a lenda que esta faca teve como inspiração nada menos que as garras do maior felino do planeta, o Tigre.

A Karambit tem a lâmina curva, com a alça ergonômica e um anel de segurança feito para evitar que a faca recue através da mão enquanto trabalha em atividades mais complexas. A lâmina é em forma de arco e tem uma função distinta da lâmina reta. Além disso, é ideal para as mais diversas situações de caça, de combate, de camping, de pesca, de defesa pessoal e de trilha.

A Karambit como faca tática de defesa pessoal

Livros sobre a faca tática Karambit

A faca é a queridinha de quem atua com a defesa pessoal, e existem diversos livros escritos sobre ela, como por exemplo os de Steve Tarani, intitulado: Karambit: Exotic Weapon of the Indonesian Archipelago (Karambit: arma exótica do arquipélago Indonésio), e Mastering The Curved Blade (Dominando a lâmina curva).

O grande ícone mundial, que atua em defesa pessoal e inspira muita gente é Doug Marcaida, especialista em Karambit. Um artista marcial altamente qualificado, tanto de combate corpo a corpo quanto em estratégias de campos de batalha, Doug estudou diversos estilos e técnicas de luta, dessa forma, se tornou mestre e ensina as técnicas com a faca Karambit mundo afora.

Já no Brasil há diversos cursos para o uso da karambit na defesa pessoal. Segundo Murilo Soares Ferreira, 32 anos, criador do canal Ferro e Fogo Oficial, que fala entre outras coisas, de defesa pessoal, a Karambit é composta por uma lâmina no estilo talon. “Por ser usada com empunhadura invertida, ela é totalmente inversa ao que é intuitivo para a pessoa, e esse é o ‘pulo do gato’ desta faca”, comenta.

De acordo com Murilo, ela só se torna perigosa para pessoas que não lidam com lâminas no dia a dia. Assim, ele explica que a faca virou moda entre os adolescentes por causa do jogo CS GO (Counter Strike Global Offense). Hoje é um objeto de desejo da garotada para fazer ‘manobras’ e por não terem experiência ou cuidado, por exemplo, acabam se cortando.

Murilo Soares do Ferro e Fogo Oficial
Murilo Soares do Canal Ferro e Fogo Oficial

“Eu vivo repetindo isso no canal. A Karambit não é um brinquedo, pelo contrário, ela é um equipamento bastante utilizado como defesa pessoal, e útil em diversas situações. Não é necessário treinamento, mas para fazer ‘manobras’, é preciso alguma experiência com lâmina”, finaliza Murilo.

Faca tática como opção de presente

A Karambit se tornou o sonho de consumo para muitas pessoas, e portanto é também uma ótima opção de presente.

Cristina e Onofre - Faca Karambit

Cristina de Souza Agostini, 39 anos, professora de filosofia veio até o showroom da Imperial Cutelaria em busca de um presente ideal para o seu namorado, Onofre Croce Filho. Entre todas as opções, ela se apaixonou pela Karambit por sua lâmina curva e design elaborado.

Segundo ela, o vendedor fez a demonstração do seu uso tático, o que para ela fez muito sentido, embora ela saiba que para utilizar como defesa pessoal, é preciso aprender um pouco mais sobre suas funcionalidades.

faca tática karambit personalizada

“Meu namorado é colecionador de facas, e quando eu levei a Karambit com o nome dele gravado, ele se emocionou. Ficou impressionado com o acabamento, com a cor do cabo, e até me explicou sobre a micarta. Acertei em cheio no presente, foi lindo!” comemora.

As partes de uma Karambit

Alexandre Barbosa, mestre cuteleiro e CEO da Imperial Cutelaria explica que para ser vista como uma Karambit, a faca deve ter alguns requisitos básicos de anatomia. Embora seja comum surgirem muitas facas personalizadas, o mais importante nesta faca é o seu design funcional. Por isso ela precisa ter:

partes de uma karambit
  1. Lâmina curva
  2. Ponta
  3. Borda Interna (côncava)
  4. Borda Externa (convexa)
  5. Alça ergonômica
  6. Anel de Segurança

Dessa forma, o design é simples, e testado ao longo do tempo. Novos modelos de karambits surgem o tempo todo, mas o importante é que tenha estas 6 características. O resto é ajuste para atender a gostos e usos pessoais, explica Alexandre.

Quais as vantagens desta faca tática?

Uma das grandes vantagens desta faca é a possibilidade de manobra de sua lâmina em várias posições, por exemplo. Além disso, ela é fácil de ocultar, além de servir a várias funções. Desta forma é uma faca que pode ser usada na trilha, assim como no camping, na caça e na pesca. É uma aliada para as pessoas que gostam da vida ao livre, assim como os do estilo de vida aventura e outdoor.

Seja para o dia a dia ou para defesa pessoal, esta faca é perfeita para quem gosta da vida ao ar livre, acima de tudo. Clique aqui e adquira a sua!

Gostou? Compartilha com os seus amigos. Ficou com alguma dúvida? É só perguntar nos comentários ou em nossas redes sociais.

Conheça também outros produtos da SÉRIE AVENTURA, clicando aqui!

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *