O arremesso de facas é um esporte de tiro ao alvo. O objetivo é lançar um determinado número de facas a alvos que variam entre 2,40 a 6,30 metros de distância. Dessa forma, ganha quem conseguir o maior número de pontos. Embora essa prática seja bastante utilizada em shows e entretenimento, é também uma atividade exercida de maneira organizada, com técnicas, regras e itens próprios.
As facas de arremesso ganharam notoriedade nas artes marciais chinesas e japonesas, sem falar nas tribos indígenas da América do Norte e os povos do Oriente Médio, que também adotaram a prática. Contudo, foi se tornando popular em meados do séculos XIX, quando companhias circenses norte-americanas introduziram números com este esporte.
Comunidade de fãs de arremesso de facas
Paulo Lebrão, editor de efeitos visuais, 37 anos se diz apaixonado por arremesso de facas. “Desde pequeno eu arremessava inspirado por filmes de ação, mas de forma bastante amadora. Há alguns anos comecei a pesquisar e descobri um lado mais técnico de praticar o esporte”, conta. Ele é o idealizador da página Arremesso de Facas Brasil, que tem intuito de reunir praticantes e interessados, criando dessa forma uma comunidade. “Quem sabe no futuro possamos ter campeonatos e outros eventos aqui no Brasil”.
Segundo Lebrão existem técnicas de diferentes partes do mundo, algumas comuns são o no-spin, ou seja, sem giro, onde o lançamento da faca é em um movimento reto, com a ponta da lâmina sempre em direção ao alvo. O outro método chamado Half Spin (meio giro), que é o mais usado por ser relativamente simples e preciso. Ele usa a energia da rotação da lâmina para ir com mais força em direção ao alvo. E por fim o Full Spin (giro inteiro) consiste em arremessar a faca para que ela gire sobre o próprio eixo até atingir o alvo. Neste caso é preciso uma distância um pouco maior.
Arremesso de facas pela lâmina ou pelo cabo
As empunhaduras também são importantes, como por exemplo a military grip, onde se segura a faca pelo cabo como um machado. Mas a mais comum é a chamada Hammer Grip, que é como se a pessoa estivesse dando a mão para alguém, ao segurar a faca.
Segundo Lebrão, existem campeonatos na Europa, na Rússia, assim como nos Estados Unidos. “A maioria dos praticantes brasileiros são bastante casuais, ou seja, arremessam em seus quintais ou garagens”, explica.
“Para iniciar é preciso se interessar e buscar mais conteúdo. No Youtube existem tutoriais bem completos para ajudar quem deseja começar”.
O segredo é praticar
Bruno Soares Katayama, engenheiro civil também é um praticante do esporte. Ele conta que sempre gostou de facas e armas relacionadas ao oriente, devido à sua descendência japonesa. Começou comprando , aquelas estrelinhas ninjas e arremessando. “Elas são bem mais fáceis”, explica. “Depois resolvi comprar a faca de arremesso para ver como era”.
Segundo Bruno, no início percebeu o quanto era difícil, então foi buscar vídeos na internet sobre técnicas de arremesso e continuou praticando até conseguir alguns acertos. “Ainda não consigo arremessar com 100% de acerto, é preciso muita prática para atingir este nível”, enfatiza. Ele não faz parte de nenhum grupo e não conhece muitas pessoas que praticam, mas continua firme em seu objetivo.
Mais jeito do que força
De acordo com Bruno, cada faca de arremesso tem uma técnica. Depende muito do tamanho e do peso. E o lançamento pode ser tanto pelo cabo quanto pela lâmina. “Basicamente você se afasta do alvo uns dois ou três passos e arremessa segurando a faca pelo cabo. Se ela bater de lado ou com o cabo, dá um passo a mais e tenta novamente”, explica. “No caso da faca da Imperial Cutelaria, que é maior e mais pesada, deu certo com quatro passos e segurando pela lâmina”, conta.
Para Bruno, o arremesso de faca requer mais jeito do que força. É muito importante ter isso em mente e só aplicar a força necessária. Depois que pegar o jeito você ficará surpreso com o fato de que não precisa usar muita força, é só deixar a faca escorregar da mão e deslizar em direção ao alvo.
Arremesso de facas: Praticante solitário
Já o servidor público Maurício Schott Carneiro conta que a prática começou de forma secundária. Sempre gostou de facas, tanto para culinária quanto para outros usos. “Adquirir um jogo de facas de lançamento foi algo natural. Contudo, não sou um colecionador em sentido estrito. Costumo usar todas as facas para saber de suas potencialidades, assim com as de arremesso não foi diferente”, conta. Afirma não conhecer ninguém que pratica, e diz que as pessoas ficam assustadas quando ele conta que treina arremesso de facas.
Maurício explica que as técnicas que ele conhece envolvem o lançamento tanto pelo cabo quanto pela lâmina. “O primeiro é mais complicado pois o cálculo da distância é primordial para o sucesso do arremesso”, enfatiza. “Eu moro em apartamento, então só arremesso pelo cabo, que é um movimento direto e as chances de sucesso são mais altas”.
A prática requer coragem e concentração
Segundo Maurício, seus alvos são todos improvisados. “Vejo alguns utilizarem uma gelatina balistica, que parece ser bacana, contudo costumo fazer painéis de papelão em várias camadas com isopor no interior”, explica. Para ele, a tábua de madeira macia é o seu preferido, por exemplo. Dessa forma, costuma utilizar pinus. “Quando o alvo é de madeira fica melhor, pois é preciso usar uma força maior para que a faca penetre na madeira de forma correta, sem danificar a ponta”.
Maurício explica que é preciso ter cuidado, pois existe o risco da faca, quando mal lançada, bater na madeira e voltar, causando acidente. Para ele o ideal é manter a distância e não tirar os olhos dela até que esteja fincada no alvo. “A prática requer coragem e total concentração no movimento. Naquele momento é você e o alvo, ou seja, um excelente exercício para o foco”.
“Não aconselho que menores sejam estimulados a esse tipo de prática, pois pode ser perigoso para quem não tem um grau de maturidade suficiente para saber focar no alvo, esquecendo do que está a sua volta”, recomenda. Para ele, as dicas de segurança são muito úteis para evitar acidentes.
Dicas de segurança:
As facas são perigosas, mesmo sem fio. Então, nunca mire em pessoas ou pratique onde alguém pode ser atingido
As facas não precisam ser afiadas, elas só precisam ter ponta.
Elas podem ricochetear caso você erre o lançamento, então é importante não tirar os olhos dela.
Nunca use facas dobráveis.
Não use as facas de cozinha da sua mãe, ela vai ficar muito furiosa quando for utilizar, pois estarão todas cegas.
Ao arremessar, não segure a faca com força, você poderá se cortar.
Prefira locais ao ar livre para a prática, e fique longe das janelas para não ter prejuízos
Use sempre óculos de proteção e calçado, no começo é muito comum as facas ricochetearem
Importante: O arremesso de facas não visa a autodefesa, caça ou qualquer tipo de violência, é tão somente um esporte de habilidade e concentração.
Se você ficou interessado pelo arremesso de facas e quer começar a praticar, acesse nosso site e conheça nossa linha aventura. São facas tanto para quem quer apenas se divertir quanto para quem pretende levar os treinos a sério.
Olá! Hoje conto com 74 anos e sou, desde muito jovem, colecionador de facas! Costumava praticar arremesso com elas, porém, impróprias para prática! Me inspirava aiebas em cenas de filmes inesquecíveis, como: Nenhuma Mulher Vale Tanto, estrelado peli astro Americano, Alan Ladd e a deusa da beleza, Virgínia Mayo! Entretanto, aínda alimento o desejo cde me aprimorar na técnica! Parabéns, pela iniciativa do Blog!
Olá, Edson. Que comentário incrível! Nos perdoe pelo “pequeno” delay. Tivemos um problema grave em nosso blog e voltamos recentemente com ele. Que lembrança inesquecível! Ficamos muito felizes em receber seu comentário. Em breve teremos muitas novidades aqui no blog, espero que goste. Fique à vontade para nos sugestionar pautas! Forte Abraço! 🙂