Pular para o conteúdo

Da cebola ao churrasco, conheça os três tipos de facas de cozinha

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Facas e utensílios são ferramentas fundamentais  que auxiliam no preparo de refeições, empratamentos e até na forma como nos portamos à mesa. Você já observou o quanto as facas estão presentes na sua rotina e quantos tipos de facas de cozinha você usa?

A culinária brasileira, de modo geral, prepara pratos com porções maiores de carnes e demais alimentos o que torna necessário o uso de facas à mesa. Diferente dos nossos hábitos está a gastronomia oriental, que elabora receitas com ingredientes bem fatiados e em tamanhos menores. Logo, o uso de faca à mesa é dispensável, e os talheres são substituídos pelo hashi e, em alguns casos, pelas mãos. 

Entretanto, nas duas situações a utilização de facas durante a preparação das refeições é  tão essencial quanto ter bons alimentos. Cortá-los vai muito além de questões estéticas, mas tem a ver com sabor, tempo e forma de cozimento, equilíbrio da receita, maneira de servir e evitar desperdícios. Como já falamos em outro post, existem vários tipos de facas de cozinha disponíveis no mercado. Escolher as ferramentas adequadas facilita as operações diárias e esporádicas na cozinha e no churrasco. 

De modo geral, existem dois tipos de facas de cozinha: as versáteis para todo tipo de corte e, aquelas especializadas. Para fins didáticos, dividimos as lâminas de acordo com os tipos de ingredientes: facas utilitárias, carnes, legumes e vegetais. Cada uma dessas categorias possuem lâminas bem diferentes e específicas. 

Tipos de facas de Cozinha:

Tipo 1 – Facas Utilitárias ou versáteis

São as lâminas mais comuns em cozinhas e áreas de churrasco. Também são as facas que os chefs, cozinheiros, estudantes e amantes da gastronomia usam para fazer a maioria de suas operações. As utilitárias podem ser chamadas de usuais, multitarefas, facas de cozinha e, de modo geral, são conhecidas como as facas de chef. Duas peculiaridades desse tipo de faca é a geometria (francesa, japonesa, alemã e etc) e o comprimento das lâminas que variam entre 15cm e 36cm. Essas facas são utilizadas para picar, fatiar, limpar e fracionar todos os ingredientes na cozinha e no churrasco.

Primeiro tipo de facas de cozinha, utilitárias e versáteis faca de chef.

Tipo 2 – Facas de carnes 

Com formatos diferenciados e funções específicas, como: separar carnes de ossos, mantear ou tirar filés, cortar ossos, fracionar peças grandes e limpar as peças de carnes, aves e peixes. As facas de carne são usadas por amadores e profissionais, conforme a função da faca suas características mudam radicalmente, desde a espessura até a trava de segurança. Veja na imagem abaixo alguns tipos de facas de carne. 

 Tipo 3 – Facas para cortar vegetais, legumes e frutas

As facas específicas para o corte de ervas, folhas, hortaliças e frutas também ganham lugar de destaque em muitas cozinhas, devido a eficiência durante o preparo de alimentos pequenos e na decoração de outros. Do largo cutelo chinês à pequena tornear com lâmina côncava, as facas projetadas para vegetais e carnes vieram da cutelaria oriental e francesa. As facas Nakiri e Santoku vieram da geometria japonesa, e o cutelo chinês de lâmina mais larga do que as normais, da China. Já as pequenas tornear e descascar vieram da cutelaria francesa e são muito úteis para facilitar a preparação.

Terceiro tipo de facas de cozinha, desenvolvidos para manipular legumes e vegetais.

Como já mencionamos, existem vários tipos de faca de cozinha que não se esgotam nos ilustrados e mencionados aqui.

Leia também: Como armazenar as facas de fio.

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *