Strop é um produto utilizado no processo final da afiação. É feito de madeira e possui duas faces de couro em suas extremidades e que facilitam o processo. Geralmente vem acompanhado com pastas de polimento, e, dessa forma, dão brilho e assentam o fio. Antigamente este instrumento era muito utilizado, sobretudo, pelos barbeiros, para afiação das navalhas antes de fazer a barba de seus clientes.
Hoje, além das barbearias é claro, esse acessório é tido como um item importante do processo de afiação, especialmente porque deixa o fio da faca mais eficiente. Chefs, churrasqueiros e usuários de facas em geral estão aderindo ao uso do strop de afiação, para deixar o fio de suas facas mais acetinado, com corte macio.
Leia Também: Afiação: Entenda os processos para afiar uma faca
Como surgiu o strop na afiação?
Os velhos barbeiros, ao usar suas navalhas de aço, costumavam passar em uma fita de couro, para ajustar o fio da lâmina. Ritual que foi passado de pai para filho, e que perdurou ao longo dos séculos.
Mas, o couro curtido servia mesmo para afiar a faca?
De acordo com um estudo feito por Manoel Henrique Campos Botelho, engenheiro civil, quando as navalhas de aço perdiam o fio, os velhos barbeiros usavam pedra para afiar, o que lhes devolvia corte. Mas, pequenos riscos dos grãos de pedra ficavam na navalha, assim como a lâmina acabava riscando ou ficando irregular. O pó também era um problema, pois ia se acumulando, criando pontos de concentração e tensão que acabavam gerando cortes desiguais. A solução para corrigir estas pequenas imperfeições era polir e limpar a lâmina ao mesmo tempo.
O couro, por ser um material flexível, que não se cortava facilmente, começou a ser utilizado para esse fim. A lâmina polida ficava brilhante e o corte macio e regular. E sendo um gesto recorrente, o hábito de passar solenemente a navalha no cinto de couro se propagou.
Assim surgiu o strop de couro. Com o passar dos anos ele se modernizou. Hoje é feito de diversas maneiras, mas o mais usado é encontrado em madeira, com duas faces em couro e utilizado com pastas de polimento.
Qual a utilidade das pastas que acompanham o strop?
A pasta branca serve para assentar o fio de diferentes utensílios de corte como facas, por exemplo.
Aplicado sobre um strop de couro, o composto abrasivo vai retirar as micro rebarbas que há no fio.
Já a pasta azul é um material utilizado para polir, melhorando assim o acabamento do fio da faca. Dessa forma, é largamente utilizado para dar um fio polido e preciso em facas e outras ferramentas de corte. O uso desta pasta aprimora o fio da faca, deixando, portanto, um acabamento espelhado à lâmina.
Quando utilizar o strop para afiação?
Quando a lâmina da sua faca não estiver cortando macio é hora de você utilizar o strop. Com o polimento, o corte fica macio e suave, a faca desliza suavemente nas fibras da carne, por exemplo. Com o fio polido, a faca corta de forma semelhante à navalha de barbeiro.
Como utilizar o strop na afiação?
Primeiro você vai passar uma fina camada da pasta no couro do strop até que ele fique todo coberto. Em seguida, você deve passar a lâmina sempre em sentido contrário ao fio de corte, caso contrário acabará cortando o strop e você terá que substituir o couro.
Essa operação deve ser feita em torno de 10 vezes de cada lado. Repita, portanto, este processo até adquirir a afiação desejada, você vai perceber que a faca ficará polida e com um corte macio.
Não é aconselhável molhar o strop, assim a faca deve estar limpa e seca antes da afiação. Por fim, guarde o produto em locais arejados para não mofar.
Utilizei o strop mas a faca continua sem corte. O que fazer?
Quando você usar o strop e a faca ainda continuar cega, pode significar que o fio perdeu a geometria, ou seja, sua forma, e neste caso é necessário recorrer primeiramente à pedra de afiação. Depois volte a fazer o procedimento no strop.
Como limpar meu strop?
Após o uso não é necessário limpar. O ideal é passar um pano limpo e seco para retirar a camada de pasta ressecada que geralmente se forma na superfície do produto, mas somente na hora do reuso. Depois é só passar a pasta novamente no couro e recomeçar uma nova afiação.
Amei! Onde encontro este produto?
O strop Imperial é feito com madeira Teca, de reflorestamento, e possui duas faces em couro tratado em ambos os lados para uma vida útil especialmente longa.
Se você gostou e não sabe onde adquirir o seu strop, nossa sugestão é a loja online da Imperial Cutelaria.
Tem alguma dúvida sobre o strop de couro? É só perguntar nos comentários.