Vá além do cabo e da lâmina e fique por
dentro da anatomia da sua faca
As facas são formadas por diversas partes, o que se conhece geralmente é a lâmina e o cabo, também chamado de empunhadura. Todos os elementos são importantes na estrutura geral da faca, isso é o que a torna uma ferramenta eficiente para a finalidade desejada. Conhecer bem as partes da faca permitem que você usufrua de todo o potencial que a ferramenta oferece de forma segura e auxilia a identificação de um bom produto.
Existem vários tipos de facas, cada cuteleiro projeta a lâmina e o cabo para propósitos específicos, por isso, apesar de haver partes comuns entre todas as facas do mundo, cada ferramenta possui suas particularidades.
Infelizmente, não existe um consenso entre os cuteleiros sobre as terminologias da anatomia das facas. Assim, usamos a terminologia do nosso mestre cuteleiro Alexandre Barbosa, na identificação das partes básicas das facas. Conheça as partes da faca:
Ponta
Geralmente é a parte da faca de maior precisão e a mais utilizada para fazer incisões em ingredientes. Por meio da ponta, é possível provocar rompimentos de todas as barreiras do primeiro corte, por exemplo, perfurar a pele de um tomate ou as camadas de uma cebola.
Fio ou Gume
O fio é a parte mais funcional de uma lâmina, é um gume mecânico e permite que cortes diversos sejam feitos. Esta é a parte da faca em que o tipo de desbaste é um dos fatores determinantes do desempenho, como hollow ground, utilizado em facas esportivas, e flat ground, usado em facas chefs.
Dorso
Parte estrutural e resistente da lâmina, também conhecido como o chassi da faca. O dorso é a parte da faca em que há o ponto de resistência à torção e impacto, também é a parte mais espessa da lâmina.
Ricasso
É a terminação da lâmina mais próxima do cabo. Geralmente, está presente nas lâminas que possuem desbaste em hollow ground, como de aventura, e ausente nas lâminas com desbaste em flat ground, como as de chef.
Gavião
É a terminação horizontal da lâmina, pode ser curva ou reta. O Gavião funciona como uma barreira mecânica para que a mão não escorregue pelo fio.
Cabo ou empunhadura
É o material de apoio para todo o trabalho que se possa fazer, por este motivo precisa ter boa ergonomia e bom desenho para maior segurança no uso, funcionando como sendo a extensão da mão de uma pessoa. O cabo também é uma forma de otimizar as tarefas que a lâmina se propõe, pois é a parte que recebe maior tensão e pressão e precisa ser muito bem projetada para que não gire na mão no momento de uma desossa, por exemplo, como acontece com cabos arredondados.
Espiga, Tash Tang e Full Tang
Espiga ou Tash Tang é o nome atribuído às facas que possuem espiga oculta como na imagem abaixo, nesse caso, o cabo é inteiriço. Conheça as nossas facas Tash Tang na nossa loja on-line. Já a Espiga integral ou Full Tang, é o tipo de faca que possui alma, ou espiga integral. A empunhadura desse tipo de faca é feito por um par de talas fixados à alma por rebites. Descubra as nossas facas Full Tang na loja on-line.
Agora que você conhece as partes de uma faca e sabe qual a função de cada uma, está na hora de você arrumar aquela receita especial e usar todo o potencial da sua ferramenta. Compartilhe nosso post com seus amigos e deixe um comentário caso tenha dúvidas sobre anatomia da faca!
Bibliografia consultada:
TROTTER, Charlie; HALL, Lyn; WAREIG=NG, Marcus; HILL, Shauns. Facas e Cortes: técnicas para cortar, trinchar, picar e filetar legumes, peixes, carnes e frutas. SãoPaulo: PubliFolha, 2011.
LUMB, Marianne. Dicas de Cozinha: a arte do corte e do manejo de facas na culinária. São Paulo: Marco Zero, 2011.
DOMENECH, Abel A. Del Facon Al Bowie: un viaje por el fascinante mundo del cuchillo. Buenos Aires: distal, 2003.
HRISOULAS, Jim. The complete bladesmith: forging your way to perfection. Colorado, 1987.
HAYWARD, Tim. Kife: the culture, craft and cult of the cook’s knife. Pentagon House, 2016.
LEVINE, Bernard. Levines’s guide to knives and their value: the complete handbook of knife colleting. United Stades of America: DBI Books. Inc., 1985.
Gostei muito de saber as partes de uma faca. Gostaria de saber como afia-las de modo fácil e duradouro.
Gosto de facas grandes, tipo, “de açougueiro” , logicamente para certos cortes. Poderiam me ajudar ???
obrigada , atenciosamente Rosa Branca Machado
Olá Rosa! tudo bem? Que bom que você gostou do nosso conteúdo, aqui temos um link sobre todos os nossos videos de afiação feitas pelo nosso mestre cuteleiro Alexandre https://www.youtube.com/watch?v=ouSaN-q4ddE&list=PLjFrJaDeqhvS4Ok2wqmc1IfdUofh_2Qbc
Muito boa matéria sobre facas e seus componentes e, partes!
Gosto de cutelaria, desde menino e, olha que já faz muito tempo!
Tenho me aventurado nesta área e, às vezes me surpreendo com os resultados.
Com esta explanação, me sinto mais seguro em abordar o assunto!
Valeu!
Muito obrigado Carlos, ficamos felizes com seu feedback! 🙂