Pular para o conteúdo
logo-blog-imperial

O que é Micarta e por quê usá-la?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Durabilidade e resistência, essa é a premissa dos produtos feitos com micarta. No Brasil quando se trata de produção em série, a Imperial é a primeira cutelaria a trabalhar com esse material industrialmente. O alto custo do material de micarta é um dos motivos que não a torna popular em grandes cutelarias, além de ser um material difícil de se trabalhar.

O uso de micarta nos cabos de nossas facas é uma escolha feita há onze anos não somente pelo diferencial, mas pela qualidade que o material oferece às facas.

O que é micarta?

Quem imaginaria que um cabo de uma faca pudesse ser feito de um tipo de tecido? Para sanar a curiosidade de quem ainda não conhece esse material, extremamente resistente em relação a outros materiais usados, ele compõe:

  • Tecido de linho
  • Algodão
  • Resina Fenólica

A resina fenólica é um material orgânico, extraído da seiva de pinheiro. Todos os elementos são unificados em uma altura de 15 cm.

Após ser prensado por horas em uma prensa de oitenta toneladas, ele se transforma em uma chapa fina pronta para ser trabalhada.

TENDÊNCIA NO MUNDO TODO

Usada há mais de cem anos no ramo da cutelaria, a micarta atualmente tornou-se a queridinha da vez e já é tendência em todo o mundo. Nos Estados Unidos ela é frequentemente usada em materiais táticos, como Facões, Tomahawk, entre outros, além de muito usada na Europa também.

A Imperial hoje desenvolve e personaliza micarta, trabalhando em suas facas a adição de pigmentos naturais que contribuem em prover cores para o tecido. Em alguns produtos é possível ver a ‘trama’ do tecido garantindo um charme peculiar que já é marca registrada da Imperial.

As micartas de cada Linha das facas Imperial são originais e cuidadosamente pensadas

Todos as cores e o processo de criação das micartas acontecem de forma unificada com o estilo de cada Linha com uma identidade visual diferente. O poder da micarta não está apenas em sua alta resistência e tolerância ao calor, mas também em sua característica sofisticada.

O diferencial desse material está no conjunto de benefícios que possui, e é perceptível a diferença logo no primeiro momento. Contrário dos cabos produzidos com plástico e outros materiais, a micarta não derrete em contato com o fogo.

A sofistificação fica a exemplo dos cabos das facas da Linha Origem assinada por Emmanuel Bassoleil, que dedicou dois anos de ajustes para que chegassem a cor atual da micarta.

“Precisou unir camadas de micarta preta
e vermelha, desconstruídas para atingir essa cor”

Explica nosso cuteleiro Alexandre Barbosa

Outras facas que demonstram a elegância do cabo de micarta são as da Linha Kaizen assinada por Jun Sakamoto, pigmentadas na cor preta e com micarta de papel hidráulico, chegou-se na cor laranja com preto, por ser materiais de sinergias diferentes, foi um desafio atingir o detalhe laranja em meio ao cabo preto.

Já os cabos das facas assinadas por Jimmy Ogro tem sua personalidade pessoal estampada também, feito de papel com linho a cor superior só aparece depois de desbastado manualmente e polido.

COMO CUIDAR DA SUA FACA COM CABO DE MICARTA?

Não se assuste caso após algumas lavagens o cabo pareça ficar fosco ou esbranquiçado, é um processo natural da resina saindo conforme o uso, ao qual permanece apenas o tecido, não é um defeito.

Para manter o cabo de micarta sempre brilhoso e polido, o método é bem simples, é só passar óleo vegetal por todo o cabo e deixar secar, desta forma você traz o brilho natural de volta. Manter esse tipo de cuidado sempre que usar, assim com lavar sempre as facas após o uso, é que faz a diferença.

Já conhecia o material de Micarta? Deixe seu comentário!

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

1 comentário em “O que é Micarta e por quê usá-la?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *