Pular para o conteúdo

Jun Sakamoto e a nova linha de facas da Imperial

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Há dois anos o cuteleiro Alexandre Barbosa conheceu o chef Jun Sakamoto e já vinham conversando sobre cutelaria e em fazer uma faca de sushi – facas japonesas, um projeto da Imperial Cutelaria e um desejo do chef Jun Sakamoto.

Nesse intermédio de tempo Alexandre solicitou ao chef que contribuísse com seu conhecimento e experiência sobre as facas de geometria japonesa que estava desenvolvendo e precisava de uma opinião e análise mais profunda sobre a cozinha e o uso das facas japonesas. Foi então que Jun Sakamoto testou, gostou e aprovou todas as facas, vindo a assinar a Linha Kaizen.

Antes de lançar qualquer linha de produtos no mercado, a Imperial Cutelaria busca sempre uma coerência, tanto técnica, quanto histórica e todos os produtos são testados e validados por pessoas que tem um profundo conhecimento da gastronomia do segmento, neste caso a japonesa. A Imperial precisava complementar o segmento de facas chef da sua Classe Gourmet com a última geometria que faltava, a japonesa.

Basicamente, há hoje no mercado três geometrias consagradas em eficiência dentro da gastronomia, que são utilizadas pelos principais chefs, como as facas de geometria francesa, alemã e japonesa. Na Imperial as facas alemãs, equivalem à Linha Chef Gé e a Linha Jimmy Ogro e as facas francesas equivalem a Linha Origem, assinada por Emmanuel Bassoleil e a Linha Cook.

Jun Sakamoto - Linha Kaizen - Facas Japonesas

No entanto, há outras cutelarias que tem em sua atividade de fabricação outros modelos de facas como as campeiras, utilitárias, a exemplo do Brasil, mas que não são voltadas para a gastronomia. Com o lançamento da Linha Kaizen, a Imperial Cutelaria completa as três geometrias da Classe Gourmet, com o conjunto de sete facas japonesas, cada uma para finalidade específica.

Um kit versátil e que une o modelo japonês, a validação do chef Jun Sakamoto e a habilidade que a Imperial tem em desenvolver produtos de altíssima qualidade e estilo entregando desempenho e conforto do que existe de melhor fabricado no Brasil.

Facas japonesas não são apenas para sushi

A Linha Kaizen trouxe a mensagem necessária para o momento, “hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje”, afinal todos se voltaram para dentro de suas casas. Muitos redescobriram na culinária a saída para lidar com tantas mudanças repentinas tornando-se um método de união e com efeitos terapêuticos.

Jun Sakamoto - Linha Kaizen - Facas Japonesas

A Linha Kaizen – facas japonesas – é feita para o uso diário e intenso na cozinha, no preparo de alimentos como carnes, aves, peixes, legumes, ervas, temperos e folhas.

A culinária japonesa traz diversidade em seus pratos, dedicação na estética e temperos capazes de permitir experiências gustativas singulares, da mesma maneira que possui uma variedade de facas para todo o tipo de atividade na cozinha. Dentre os modelos podemos citar as facas Gyouto, que são as facas chefs, as Sujihiki que são facas finas e eficientes em filetar e fatiar peixes, bem como facas para descascar; entre outras que “já são uma adaptação do que se usa no ocidente” explica Alexandre.

A geometria de cada faca tem suas especificidades marcantes que facilitam o uso na cozinha e trazem sua cultura culinária, é como se cada faca tivesse uma personalidade. As francesas são mais leves, as alemãs mais robustas e as facas de geometria japonesa são desenhadas para obter cortes com precisão.Ou seja, a estética das facas criadas na linha Kaizen é exatamente fazer jus à filosofia japonesa e acompanhar seu método milenar de cozinhar com riquezas de detalhes, cortes elaborados e refinados.

Kaizen: hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje.

Trata – se de uma filosofia japonesa que busca sempre obter o melhor resultado em todas as esferas da vida. É sobre alcançar melhorias contínuas, aos poucos mudando, reformulando as ações e atitudes para obter o melhor efeito possível.

Essa ideologia foi construída após a Segunda Guerra por gestores de fábricas que perceberam que esse método colocabarava para um melhor desempenho e consequentemente poderia ‘salvar’ as empresas na crise econômica estabelecida na época.

A palavra Kaizen já traz em sua linguistica seu significado, Kai significa mudar e Zen significa melhor, portanto faz todo o sentido atribuir a esta filosofia a frase “hoje melhor que ontem, amanhã melhor hoje.

Jun Sakamoto - Linha Kaizen - Facas Japonesas

E não denota agilidade nesse processo de melhoria, é como dizem “importa mais o caminho do que a chegada” e nessa perspectiva se baseia Kaizen; uma mudança diária por vez, descobrir as falhas, analisar, melhorar e arriscar. Muitas empresas empregam esse método para aumentar a eficiência de seus negócios.

Mas também é possível conceder a essa filosofia maior abrangência, ela pode ser aplicada na vida cotidiana, no trabalho, nas relações interpessoais. Não haveria melhor momento para inserirmos em nossas vidas a filosofia Kaizen, do que agora, um período de rever conceitos e mudá-los, um por vez, aos poucos.

A geometria das facas japonesas

O conjunto que acompanha o cepo da Linha Kaizen contém 7 peças e é muito versátil, possibilitando o uso geral das peças, tanto para quem trabalha com as ferramentas de forma profissional, quanto para usos diários na cozinha de casa. A estética minimalista permite um ar de sofitiscação, deixando a mesa ou bancada da cozinha muito mais bonita e harmoniosa. 

Os cabos são feitos de micarta negra e com detalhe em amarelo, uma textura que proporciona mais durabilidade e resistência à peça, muito usados nos produtos da Imperial, assim como em peças de alto valor.

Jun Sakamoto - Linha Kaizen

As lâminas em flat ground são feitas no estilo clip point, característica que lhe concede uma leve curva côncava em sua ponta, proporcionando maior precisão nos cortes. Chanfradas nas laterais, as facas da Linha Kaizen assinada por Jun Sakamoto recebem um desenho octogonal na traseira de seus cabos, o mesmo design é usado no cepo mostrando refinamento, além de ser uma forma segura de armazenagem das ferramentas já que evita o atrito com outros talheres. 

Linha Kaizen - Facas Japonesas

Confira os detalhes de todas as facas da Linha Kaizen assinada por Jun Sakamoto em nossa loja virtual!

Gostou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós!

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

6 comentários em “Jun Sakamoto e a nova linha de facas da Imperial”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *