Público poderá descobrir o sabor das combinações da gastronomia regional, que serão apresentadas por chefs e cozinheiros convidados no Degustando o Brasil
Um evento que promove anualmente a (re)descoberta e a valorização da culinária regional brasileira a partir da particularidade de cada Estado. Certamente essa é a melhor definição a ser dada quando o assunto é o Degustando o Brasil. O projeto homenageia nesta edição os aromas e temperos do Rio Grande do Norte. O evento será realizado de 17 a 20 de outubro em Campina Grande, na Paraíba.
Uma viagem pela culinária regional
A utilização de novos ingredientes no preparo. O sabor de misturas excêntricas. O compartilhamento de experiências gastronômicas. Isso tudo norteia o que se pode encontrar no Degustando o Brasil. Levando em consideração as raízes brasileiras, a primeira edição do evento foi realizada na Bahia. O motivo? Devido ao fato de ter sido a primeira região colonizada pelos portugueses que desembarcaram no País em 1500.
Até então homenageando Estados Nordestinos, o projeto tem como objetivo mostrar ao público o porquê da utilização de diversos ingredientes regionais. “Antigamente não se comia somente porque era bonito e cheiroso, mas sim pela necessidade. Queremos mostrar isso atrelado à valorização de cada cultura”, explica o chef e idealizador do evento, João Barreto, conhecido como “Cumpade João”.
Para ele, pelo fato de o Brasil possuir uma grande variedade de insumos, é necessário reconhecer a riqueza encontrada por aqui. “É claro que tem sim a necessidade de conhecermos a comida do exterior. A francesa, por exemplo. As técnicas podem existir, mas temos que aprender a respeitar e valorizar nossos biomas”, explica o chef.
Capacitação gratuita
O projeto busca em cada edição chefs que trabalhem com ingredientes dos quatro cantos do Brasil. A partir deste encontro, a ideia é fazer uma junção dos conhecimentos e técnicas de cada um desses profissionais. Além disso, durante os três dias de evento, os chefs convidados serão responsáveis por ministrar ao público palestras e aulas gratuitas, e, consequentemente, detalhar os segredos e métodos da gastronomia local.
Sem faca não há gastronomia
As etapas do ritual que é a preparação de um prato, sem dúvida nenhuma, precisam ao menos de um artigo de cutelaria. É por isso que a Imperial faz questão de estar presente em eventos como o Degustando o Brasil, que valoriza a identidade dos excêntricos ingredientes encontrados Brasil afora.
Para o chef, Cumpade João, não há preparo de alimento algum sem o corte. “A cutelaria é a peça mestra da gastronomia. Um chef sem esse tipo de material não consegue fazer nada. É uma das ferramentas essenciais porque até um alimento que não precisa ser levado ao fogo precisa da utilização de uma faca, sendo ela insubstituível”, destaca.
Degustando o Brasil e Imperial: uma parceria raiz
A identidade raiz do Degustando o Brasil se uniu à dedicação da Imperial em fabricar artigos com todo um cuidado artesanal. “É possível notar que as peças da Imperial ainda têm o trabalho realmente manual. Como resultado, elas atendem às necessidades de cada chef ou cada pessoa que precisa de uma faca, seja para a cozinha, um churrasco ou até durante uma trilha”, destaca o criador do festival.
Próxima edição
Para a próxima edição do Degustando o Brasil, Cumpade João já diz ter novidades. “Provavelmente no ano que vem o Maranhão deva ser o Estado homenageado. Como resultado, a ideia é contribuir para o fortalecimento não só da gastronomia, mas também do turismo em cada vez mais Estados”, finaliza o chef.
Sobre o evento
. 4ª edição do “Degustando o Brasil”
. Partage Shopping – Campina Grande, Paraíba
. 17 a 20 de outubro de 2018
. Informações: http://www.degustandobrasil.com.br/
. Inscrições: https://www.sympla.com.br/degustando-o-brasil-2018__366121