A cozinha gourmet é uma tendência e vem conquistando cada vez mais pessoas. Ela integra os espaços, unindo a culinária e a convivência. A cozinha deixou de ser um cômodo separado, escuro e sem vida para se tornar o coração da casa. É neste espaço que o chef se torna o centro das atenções, as histórias em família são compartilhadas, e a conversa nesse ambiente transforma uma simples refeição em união, troca de informações e cria novas memórias.
Além da funcionalidade e a comodidade que representa no dia a dia, esse modelo de cozinha pode ser montado em grandes ou pequenos espaços, o que o torna perfeito para qualquer lar.
De acordo com as arquitetas Bruna Segantini, 28 anos e sua sócia, Valéria Pereira, 31 anos, da Blaho Arquitetura de Maringá, no Paraná, o fato das pessoas passarem mais tempo em casa devido a pandemia, com os decretos e os toques de recolher, fizeram elas repensarem no interior de suas casas, seja por conforto, por estilo ou por dimensão do ambiente.
O que é uma cozinha gourmet?
Segundo Bruna, a cozinha gourmet é um espaço mais elaborado. Hoje em dia tem se tornado comum a integração da cozinha com a área gourmet, ao invés de dois ambientes como era antes. “Neste cômodo já está a churrasqueira, a bancada com banquetas para refeições rápidas do dia a dia ou mesmo um domingo em família”, explica. “Esta bancada também pode estar integrada à cozinha, que pode ter um fogão, uma cuba ou apenas uma ilha para apoio de preparo de alimentos”, conta ela.
As vantagens deste formato de cozinha é que diminui os custos, pois não são mais dois ambientes para mobiliar, e sim um só. Além disso, torna tudo muito prático. “Aqui no escritório nós gostamos de planejar a cozinha gourmet integrada com o restante das áreas sociais das casas, como a sala de tv, a home e a sala de estar, por exemplo”, ressalta. “Essa integração contudo deixa a possibilidade de separar o gourmet das salas através de portas de correr, que pode ser em vidro, alumínio ou painéis de madeira. Assim, em um dia de churrasco e de visitas em casa, se alguém quiser ver tv em um ambiente mais tranquilo, é possível esta separação de espaços”, informa Bruna.
Dicas de decoração da Cozinha Gourmet
“Por ser um cômodo integrado, a decoração da cozinha deve ser analisada com bastante cuidado. Combinações de cores são essenciais para um local bonito e receptivo”, explica Flávia Alves, 48 anos, designer de interiores de São Paulo. Para ela, ter uma cozinha gourmet é vantagem para quem gosta de cozinhar e receber os amigos em casa. “Com uma cozinha integrada, tudo se torna muito mais prático, e o investimento vale a pena, pois além de manter todo mundo ali enquanto cozinha, o anfitrião com certeza vai impressionar os visitantes”, diz Flávia.
Segundo Flávia, quando ela vai fazer um projeto de decoração, o ponto de partida é saber como a família usa a cozinha, quem faz a comida, quem come em casa, se tem cozinheira, se fazem frituras ou não, quantas pessoas comem juntas e como é a utilização do espaço nos finais de semana. “Essas informações nos dão um parâmetro do que podemos fazer, a questão da iluminação, assim como a integração com as áreas sociais da casa, tudo isso levamos em conta. Assim, até os revestimentos são definidos pelo uso primeiro e depois unimos a estética à função”, informa.
A tendência é madeira ripada
A ideia é abusar de azulejos estampados, pedras em cores neutras e uma marcenaria que seja marcante. Hoje a tendência é a madeira ripada, contudo, existem milhares de opções de decoração, e essas características fazem parte da integração com as salas que também devem seguir a mesma linha de estilo e composição.
Já os utensílios de cozinha, a sua disposição ou formato de organização depende de cada caso. “Quando é um homem que cozinha, geralmente ele pede para colocarmos barra magnética para organização das facas, por exemplo, mas quando é a mulher, ela sempre quer tudo nas gavetas”, explica Flávia. “Se tem criança na casa, o ideal é manter as facas longe do alcance, então não colocamos nada à vista”, finaliza.
Bar doce Lar
Thalita Vieira, 36 anos, empresária de Campo Grande – MS, é uma das adeptas à junção de ambientes. A cozinha é onde a sua família passa a maior parte do tempo. Ela conta que já tinha a cozinha gourmet, mas com a pandemia, investiu em bancos na área de fora, uma tv melhor. “Como a cozinha é ligada à sala, quis algo que fosse agradável para quem chegasse, sem contar que ela é a passagem para a área gourmet”, explica. “Investi em iluminação também, para deixar o local mais agradável à noite”, conta.
Segundo Thalita, sua paixão por decoração a levou a pesquisar modelos não só de cozinhas, mas de casas em geral. “Na verdade, na cozinha temos o necessário para nos atender e atender quando recebemos amigos. Adoramos café, por exemplo, então temos dois tipos de cafeteiras e mais um moedor, tudo muito prático”, conta.
Na área gourmet Thalita se inspirou em barzinhos. Seu sonho era ter um bar, dessa forma buscou decorar com ideias que já viu por aí, em botecos. “E como eu gosto muito de receber amigos em casa, tento proporcionar um ambiente que se aproxime dessa ideia, principalmente na pandemia, porque não saímos, então aqui nos sentimos como se estivéssemos em um bar público”, conta ela.
Mudanças duradouras
E não é só isso. A procura por itens de decoração e utensílios de cozinha também é algo que vem junto com o crescimento das cozinhas e áreas gourmets. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Criteo sobre o comportamento de compras online no Brasil. De acordo com os dados, os produtos destinados à decoração teve um aumento de 28% para vendas online.
Com a permanência em casa, houve um movimento para adaptar o lar às necessidades e deixá-lo mais bonito, prático e confortável. Assim, as pessoas também passaram a cozinhar mais em casa, o que impulsionou a compra de utensílios para a cozinha e a pesquisa aponta um aumento de 188% nas vendas online para este segmento.
Algumas cozinhas gourmets para te inspirar
Isso mostra que as mudanças são para ficar. Se você ainda está em dúvida, aqui estão algumas cozinhas gourmets que são pura inspiração.
Esta é uma cozinha gourmet com integração da área gourmet e churrasqueira. Projeto da Blaho Arquitetura, arquitetas Bruna e Valéria
Aqui há a integração da cozinha gourmet com a copa e a sala, contudo sem churrasqueira. Nesta cozinha as arquitetas Bruna e Valéria deram ênfase no maior uso de móveis, torre de eletrodomésticos, e maior convivência familiar, já que era a solicitação dos clientes.
Cozinha gourmet de apartamento 64m2. Total integração da cozinha com copa e sala de tv. Projeto da Blaho Arquitetura.
Esta cozinha ficou completamente integrada à varanda e à sala de estar. Um projeto de uma casa de praia da Flavia Alves Interiores.
Quando a sala de jantar ganha integração com varanda gourmet, fica muito bacana. A TV foi pedido do cliente, pois ele ama televisão, e quer cozinhar vendo algum programa na tv. Ela foi colocada em local estratégico para poder ser assistida de vários pontos do ambiente e o painel emoldura a mesma e deixou o espaço bem cool. Projeto da Flávia Alves Interiores.
E por fim este ambiente de um chef de cozinha que solicitou barra magnética para organizar suas facas e tê-las sempre à vista, assim como o cepo de madeira. Projeto da Blaho Arquitetura.
Cozinhas de tirar o fôlego, não é mesmo? Aproveite a inspiração e entre na nossa loja online, clicando aqui. Temos vários itens que vão combinar com a sua cozinha.