Pular para o conteúdo

As diferenças entre os Cutelos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Os cutelos são ferramentas utilizadas na cozinha para diversas atividades.

Geralmente, por seu design robusto com aparência de um machadinho, muitos o associam como um utensílio para pancadas e cortes mais pesados, mas essa realidade não corresponde com a infinidade de modelos que os Cutelos podem assumir, dependendo da produção.

Na Imperial Cutelaria nós disponibilizamos alguns modelos de Cutelos que atendem a demanda de cozinheiros(as) e assadores(as).

CUTELOS PARA OSSOS

Há duas diferenciações que podemos fazer a respeito dos cutelos, os indicados para cortar ossos e os cutelos para corte. Dentre essa variação há modelos que vão desde cutelos grandiosos e robustos capazes de cortar e dar pancadas em grandes peças de proteínas com ossos geralmente trabalhados em hollow ground, até aqueles eficientes em cortes mais precisos e finos, por possuírem um desbaste em flat ground.

A característica principal do Cutelo Inglês é ter uma geometria maior, portanto mais pesada. Isso facilita o trabalho de cortes com osso e articulações em peças de carnes como tomahawk, t-bone, peças de costelas, frangos e outros.

Também auxilia o trabalho de cortes de frutas e vegetais grandes e duros. É uma peça considerada monotarefa e um modelo muito produzido pela Imperial nos tamanhos 170mm, 175mm, 180mm e 200mm.

Cutelo Inglês 200 Acrílico

CUTELOS PARA CORTES MAIS LEVES

cutelo chinês ao contrário dos outros, possui lâmina com desbaste mais prolongado indicado para cortar, picar e fatiar ervas, legumes, frutas e até carnes mais leves. Cortes como à julienne são feitos com mais facilidade usando um cutelo chinês. Desenvolvido para dar versatilidade e segurança ao chef e ao cozinheiro é muito conhecido por sua larga utilização na cozinha chinesa.

Cutelo Chinês Linha Jimmy Ogro 205mm

O que torna um cutelo capaz de quebrar ossos e o outro não, é seu grau de dureza de corte. O cutelo inglês ideal para pancada tem uma dureza menor – em torno de 54 HRC. São mais espessos e grossos, não servem para cortes leves, como o cutelo chinês, que possui maior dureza de corte.

É importante ressaltar as diferenças de lâmina, peso e desbaste dos cutelos para fazer um bom uso da ferramenta. Segundo nosso cuteleiro Alexandre Barbosa, o mal uso dos cutelos pode amassar o fio da lâmina e até quebrá-lo.

Existem hoje, produzidas pela Imperial, três Linhas que compõe o Cutelo Inglês, dentro da Classe Gourmet designada para atividades na cozinha e utilizada por chefs e cozinheiros. A Linha Mediterrâneo é quem dispõe desta peça, em cabo de acrílico nas cores vermelho e preto.

Já na Classe Churrasco a Linha Assador e BBQ Black contém mais um pouco da diversidade desse cutelo, sendo o da BBQ Black parquerizados, que concebe a cor preta na lâmina do cutelo. O Cutelo Chinês é encontrado na Linha Chef Gé e Linha Jimmy Ogro.

Cada Linha possui uma geometria e diferencial para atender as necessidades de cada uso específico e para a melhor adaptação para quem o procura.

Ainda tem dúvidas sobre os cutelos? Deixe seu comentário que nosso cuteleiro te responderá.

Veja mais sobre os Cutelos da Imperial no vídeo em nosso canal do Youtube.

image00003-1
favicon-imperial-02

Conheça os produtos fabricados pela Imperial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *