Que existem vários tipos de queijos todo mundo já sabe, agora o que muitas pessoas desconhecem é que existem facas específicas para cada tipo de queijo. Isso mesmo! Os queijos possuem texturas diferenciadas e por isso, usar a faca correta é tão importante.
Os tipos de queijo e a importância de uma boa faca para cortar e servir
Assim como a produção de um queijo de qualidade faz diferença no sabor, a forma de cortar também influencia. O corte do queijo deve respeitar seu formato para que seja consumido ao mesmo tempo o pedaço da massa com a casca, desta forma o queijo é saboreado por inteiro. O sabor próximo da casca é diferente do sabor do centro, por isso é importante a forma de cortar e obter o melhor do queijo, assim como uma apresentação visual agradável.
- Queijos redondos como Camembert, Brie Francês e Minas o corte é feito em triângulos, como um bolo.
- Já queijos redondos e altos, como o Gorgonzola, Gruyère e Emental são divididos ao meio e cortados em forma de triângulos grandes, chamados cunhas. Estes pedaços podem ser cortados em fatias mais finas no sentido do centro para a borda.
- Aqueles muito cremosos no centro corta-se de acordo com seu formato, com uma faca com furos para que a fatia não fique prejudicada, grudando na faca.
- Os queijos em forma de pirâmide devem ter fatias triangulares como uma estrela de 6 pontas.
- Os cilíndricos, como o provolone, o corte é em fatias grossas e depois divididos em triângulos.
- Queijos muito duros como o parmesão, quebra-se em pedaços irregulares, como se estivesse “cavando” o queijo.
- Já os retangulares como prato e mussarela, são cortados em fatias grossas e depois em palitos .
Veja na imagem abaixo a melhor forma de fazer o corte de acordo com cada formato:
Saiba como escolher as melhores facas para queijo
Esta é uma faca multiuso para cortar queijos de texturas variadas. Sua ponta dupla tem a função de cortar, perfurar e servir. É a faca Arcadia Stilo Multiuso.
Esta é a faca Arcadia Stilo, específica para cortes variados, de queijos macios e médios.
Trata-se da faca Arcadia para queijos mais duros, como o parmesão, por exemplo. Com a ponta é possível perfurar a parte externa dos queijos e cortá-los em pedaços. Ela possui design e lâminas de gume liso para penetrar no queijo e dessa forma, parti-lo. São excelentes facas para queijo.
Essa faca é ideal para queijos mais moles e cremosos, pois os furos contidos na lâmina são justamente para criar um espaço de ar entre lâmina e queijo, fazendo com que a peça não grude, facilitando a retirada das fatias. Na foto é a faca Arcadia para queijo mole C/F.
Faca Arcadia Universal, para cortes de todos os tipos de queijos pequenos e médios, exceto aqueles de alta dureza. Seu desenho permite cortar pedaços com mais facilidade, enquanto a ponta dupla perfura, espeta e serve o queijo.
Como servir o queijo de maneira correta
Guarde o queijo em sua embalagem original
Dessa forma o queijo tem mais chance de preservar suas características originais.
O queijo deve ser degustado em temperatura ambiente, nunca gelado.
O recomendado é tirar o queijo da geladeira um pouco antes de servir. Uma hora antes é o suficiente, mas se você esquecer, pelo menos meia hora antes de servir é bom o queijo estar fora da geladeira.
Corte o queijo na hora de servir.
O importante da fatia é ter parte do miolo e da casca, e o ideal é fatiar na hora de servir, para que ele não fique ressacado e perca seu sabor.
Agora que você já sabe qual a faca ideal para cada tipo de queijo, que tal conhecer a nossa linha de facas para queijo? Clique aqui!