Que tal substituir o tradicional bacalhau pelo nosso Pirarucu? Esta receita de peixe, trazida pelo chef Helvécio Maciel é fácil de fazer e sobretudo muito apreciada: Pirarucu à Portuguesa. Pode anotar, porque vai fazer sucesso no seu almoço de páscoa.
O Pirarucu é um dos peixes mais procurados na época da quaresma, quando então o consumo de pescado aumenta. O seu sabor lembra o do bacalhau e por isso muita gente chama o peixe de “Bacalhau da Amazônia”.
Ele é típico dos rios de água doce da região da Amazônia e pode pesar até 150 kg, passando de dois metros de comprimento, por exemplo. Seu sabor é muito apreciado, pois ele não tem aquele gosto forte de outras espécies.
A grande vantagem é que quase toda a carne pode ser aproveitada na culinária, e o melhor, não tem espinha.
Lembrando que o Pirarucu é um peixe que só pode ser utilizado se for de reserva de manejo ou de criatórios legalizados.
Ingredientes da receita de peixe
1 kg de pirarucu
500 g de batata laminada
03 unidades de cebola média
02 unidades de pimentões vermelhos e amarelos
03 unidades de tomates cortados em cubos e sem pele
100 g de azeitonas pretas grandes
04 unidades de ovos cozidos cortados ao meio
01 cabeça de alho
200 g de brócolis pré-cozidos
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo da receita de peixe
Em uma tigela refrataria acrescente as batatas, o pirarucu em camadas, os pimentões, o tomate e a cebola.
Finalize a montagem acrescentando os pimentões, assim como as azeitonas pretas, os dentes de alho e regue com o azeite extra virgem. Depois leve para assar em forno alto por 25 minutos. Após assado, salpique o coentro e finaliza com os ovos.
Dicas de preparo: Saltear em fogo médio os cubos do pirarucu com azeite antes da montagem.
Você Sabe o que é LAMINAR PEIXE?
Laminar é tirar as escamas sem cortar a pele do peixe, assim é preciso utilizar uma faca de ponta fina, de flexibilidade mediana (Faca Filetar 200mm da Linha Assador) com boa eficiência para entrar nas escamas e cortá-las sem danificar a pele.
Dicas de Saúde
Conheça os benefícios do Alho, um dos ingredientes da receita acima.
Malvisto no decorrer dos séculos, o alho é bastante utilizado na culinária de diversas maneiras e pode, dessa forma, ser um grande aliado da sua saúde, em especial dos pulmões, de acordo com o livro Alimentos que Curam, da Editora Lafonte.
No caso das doenças respiratórias, o alho atua como expectorante, ajudando assim na eliminação do muco das vias aéreas. Além disso, é um antibiótico natural e fortalece o sistema imunológico. Assim, é indicado no tratamento da gripe, da rouquidão e da tosse. Funciona ainda como um vermífugo e um antitóxico, por exemplo. Diminui o colesterol e a viscosidade sanguínea e é indicado, portanto, para a diabetes, a sinusite, a nevralgia, a hipertensão, a garganta inflamada, o bronquite e a asma.
Usamos o ovo em tudo, mas você conhece os seus benefícios?
O ovo já foi o vilão, mas hoje está comprovado que é um alimento completo. Assim, ele traz diversos benefícios e deve ser incluído em nossa alimentação diária.
Fonte de proteína animal, o ovo é um alimento referência e o consumo da clara está relacionado com o ganho de massa muscular, a regeneração das células, assim como a manutenção da imunidade.
Já a gema melhora a memória e ajuda a prevenir o Alzheimer e o Parkinson, de acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin, diretora da Nutri & Consult (ES). Ela diz também que o ovo, ao contrário do que se pensava, ajuda a reduzir o colesterol e a emagrecer, por exemplo. Além disso, se você pesquisar, existem inúmeros outros benefícios.
Qualquer ovo, pode ser de caipira ou orgânico, é ótima fonte de proteínas, vitaminas e minerais.
E olha só que curioso, a proteína do ovo pode nos manter acordados e alertas durante um dia inteiro de trabalho.
Ficou com alguma dúvida? Só comentar aqui ou pelas nossas redes sociais. Aproveite também para acessar a loja virtual e conheça a faca Filetar 200 da linha Assador, ótima para laminar peixes, por exemplo.
Veja também a matéria: Facas para Peixe, o que você precisa saber.
Parabéns! É um prato delicioso!
Muito obrigada, Ney!