Quando se fala em receitas com peixes, surgem várias dúvidas sobre as facas para peixe ideais, afinal de contas, o corte e o preparo dessa carne é delicado, é preciso preservar a sua textura e ter o cuidado também de não prejudicar a consistência e formato da peça. Com a diversidade de opções, é frequente surgirem dúvidas sobre afiação, durabilidade e qualidade do produto, principalmente, quanto às suas funções gerais e específicas.
Em conversa com o mestre cuteleiro Alexandre Barbosa, ele nos conta que há diversos fatores que precisamos levar em consideração ao falar de facas para peixes, mas o principal deles é a usabilidade.
Qual será o uso das facas para peixe?
Segundo Alexandre, a escolha da faca ideal depende do objetivo para o qual será o seu uso, por exemplo. Se for para a preparação de peças de carnes pequenas, como filé, então uma faca para filetar de 15 cm é a melhor opção, pois a flexibilidade da lâmina não danifica a textura da carne e é mais segura para este tipo de corte.
“Para o preparo de peixes maiores, a faca de 20 cm atende bem, já as de 30 cm são indicadas para cortes de peças inteiras de peixe, como o salmão, por exemplo. Então depende da usabilidade da faca para não errar na escolha”, informa.
A importância do cabo das facas para peixe
Um outro detalhe que é importante ter em mente quando se fala de peixe, por exemplo, é com relação ao cabo. De acordo com Alexandre, o cabo não deve ser redondo, pois o peixe tem uma gordura que espalha bastante e um cabo redondo pode deslizar na hora do corte. É preciso ter uma ergonomia de apoio, para que a faca não rode na mão durante o uso.
Dessa forma, apresentamos 5 facas específicas que serão aliadas na hora de fazer as receitas com peixe.
Filetar 200 Assador
Essa faca surgiu da necessidade do chef Helvécio Maciel que trabalhava com peixes grandes em eventos de churrasco, dessa forma, as facas disponíveis no mercado eram muito grandes e robustas, deixando o corte mais difícil e impactando na textura da carne.
Ele precisava de uma faca que fosse leve, flexível e ágil. Uma faca que permitisse tirar a pele sem danificar a textura, os espinhos e abrisse o peixe todo em dois cortes. Isso porque o objetivo, quando se está em evento, é ganhar tempo e rapidez nos processos.
Pensando no desenvolvimento para essa finalidade chegamos no desenho da faca para peixe Filetar 200 da linha Assador. A lâmina é flexível e alongada, e muito boa para filetar peixes. Isso facilitou o trabalho do chef e de todas as pessoas que tinham a mesma necessidade.
Com o cabo de micarta ou madeira, ela possui lâmina de 20 cm de comprimento e espessura de 2mm. Seu desbaste é flat ground, ou seja, trata-se de uma geometria plana que vai do dorso da lâmina até o fio. Este tipo de desbaste proporciona menos resistência mecânica e maior precisão do corte, permitindo, dessa forma, um fio mais acentuado. É um processo muito especializado, utilizado em facas profissionais possibilitando leveza e equilíbrio ao produto, além de conforto e agilidade nos procedimentos.
Com uma faca desta é possível cortar um peixe grande de uma parte a outra com precisão, preservando assim a sua textura.
Faca para Filetar 200 Chef Jun Sakamoto
Assinada pelo Chef Jun Sakamoto, a faca 200 para filetar peixe tem uma lâmina estreita, assim, o atrito no corte é quase imperceptível, o que a torna mais ágil e prática no preparo de vários tipos de peixes, na retirada dos filés, retirada de peles, corte de postas. Uma faca que facilita o preparo no dia a dia com esse tipo de carne.
Por ser uma faca leve, a preparação fica muito fácil, segura e confortável. O projeto da faca e a ergonomia do cabo não machuca a mão e não cansa o braço quando a demanda for grande. Uma linha de design inovador e moderno e de fácil utilização.
Com ela é possível preparar os mais diversos tipos de peixes e fazer cortes com precisão e facilidade.
Com o cabo de micarta, o comprimento da lâmina é de 20cm e espessura de 2,5mm, assim, o desbaste também é flat ground no estilo clip point, característica que lhe concede uma leve curva côncava em sua ponta, proporcionando, dessa forma, maior precisão nos cortes.
Faca de Desossar 156 Chef Jun Sakamoto
Tirar a espinha do peixe corretamente não é um processo demorado e não precisa ser encarado como uma tortura, se você tiver a ferramenta certa. Esta faca é perfeita para esse fim, além de tirar os pequenos espinhos e abrir peixes
pequenos
e médios.
Com a lâmina estreita e fina, a faca serve para limpar peças de carnes, retirar peles e nervos com segurança e facilidade.
Então, com a faca certa você sofre menos para executar tarefas que podem ser simples.
O comprimento da lâmina é de 15,6 cm, com uma espessura de 2,5mm e desbaste flat ground. O cabo é de micarta especial, um material extremamente durável.
Faca Chef Gé 249 Filetar
Da Linha Kaizen, assinada pelo Chef Jun Sakamoto, a Filetar 249 tem lâmina comprida e estreita, utilizada para tirar filés de peixes e cortar em postas. Uma boa faca para você ter sempre em sua cozinha, quando a receita tiver o peixe em seu ingrediente.
Esse formato de lâmina permite cortar e filetar peixes médios e grandes com extrema precisão.
É de fácil manuseio e permite um trabalho sem fadiga. O cabo é feito de micarta especial, material resistente à queda e ao fogo, com comprimento da lâmina de 24,9cm e espessura de 2,85mm. O desbaste em Flat Ground é profissional e por isso não tem nenhum resistência ao corte.
Chef Gé 300 Salmão
Esta ferramenta é própria para tirar o couro e separar o filet do couro do salmão e de outros peixes grandes. Trata-se de uma faca mais longa e menos flexível justamente para dar firmeza na hora do trabalho, preservando a textura desse tipo de carne, que é mais delicada.
Uma grande aliada quando o assunto é grandes peixes. A faca 300 é específica para cortes longos, pois oferece uma agilidade maior e corta em menos passada.
É uma faca mais estreita e lembra muito uma faca de Jamon, mas é menos flexível, por isso é específica para peixes grandes.
O comprimento da lâmina é de 30cm, com espessura de 2,85mm e desbaste em flat ground. Esse desbaste não oferece nenhum tipo de resistência ao corte.
O cabo é feito de acrílico, com ergonomia confortável e acabamento artesanal, dessa forma, se você precisa de uma faca que atenda a sua demanda de cortes precisos e ágeis, essa é a melhor escolha.
Tabela comparativa dos 5 modelos de facas para peixe
E então, qual delas você mais gostou? Deixe seu comentário que vamos responder a todas as perguntas. Você pode também visitar nossa linha completa de facas, clicando aqui.
Preparamos também um KIT EXCLUSIVO E LIMITADO CHEF JUN SAKAMOTO que vai te auxiliar muito bem no preparo das receitas com peixe.