A primeira competição oficial do World Barbecue Association na região Centro Oeste. Doze equipes do Brasil, Chile, Venezuela e Argentina disputaram a Copa Sul Americana de Churrasco, em Campo Grande – MS.
Para o público, foi um festival de assados com sabores, texturas e temperos bem particulares. Para os competidores foi correria, ansiedade e muita dedicação para apresentarem o seu melhor e conseguir um título. As equipes tiveram de preparar seis pratos em dois dias de evento.
Competição
Primeiramente, apresentaram assados de peixe, frango e cupim e no segundo receita com vegetais, joelho de porco e costela bovina. Logo depois, a análise levou em consideração textura, sabor, ponto da carne, apresentação e a técnica.
O encontro confirma a importância e a qualidade do churrasco brasileiro, e que o leva a patamares internacionais.
De acordo com o presidente da Associação dos Churrasqueiros do Brasil, José Rodrigues, que representa a WBQA Brasil (World Barbecue Association), o encontro confirma a importância e a qualidade do churrasco brasileiro, e que o leva a patamares internacionais.
A Imperial na Copa
Alexandre Barbosa, Mestre Cuteleiro, destaca a importância de se desenvolver ferramentas de trabalho, com alta qualidade técnica, para facilitar e agilizar os preparos de carnes e demais ingredientes.
Desenvolvemos a Linha Assador que veio de encontro à necessidade dos churrasqueiros do Brasil, uma linha composta por facas para várias finalidades de cortes, funcionais, práticas e de excelente desempenho.
Estiveram presentes no evento o presidente da Associação Chilena de Parrilleros, Rodrigo Gomes, o diretor internacional da WBQA, Jeremy Ravenshaw Fowler, que também compuseram a mesa de jurados.
Posteriormente, as equipes que alcançaram os melhores resultados na Copa foram classificadas para o Campeonato Europeu como competidores. O evento acontece dias 9 e 10 de junho na Suécia.
Ainda como resultado do torneio, as equipes brasileiras acumularam pontuação no ranking do Campeonato Brasileiro que iniciou em janeiro na cidade de Embu das Artes/SP.
A equipe vencedora da Copa foi a Rancho do Maiado, de Monte Sião/MG, que apresentou:
- Shitake defumado, desfiado com molho barbecue e picles artesanais no pão australiano;
- Pintado defumado com ervas hidratadas no azeite e creme de mostarda com pimenta rosa;
- Coxa de frango defumada com barbecue de tâmaras, cupim com creme de espinafre e pimenta rosa;
- E joelho defumado com redução de laranja com pimenta biquinho.
Copa Sul Americana de Churrasco
O churrasco descontrai, integra, diverte e reúne amigos e familiares. Nessa premissa, muitas equipes são compostas por familiares, caso da equipe BBQ Clan, de Embu das Artes/SP. Alexander Paulino da Silva, Maria do Socorro e Kaique dos Santos, respectivamente pai, mãe e filho é um exemplo dessa união.
De acordo com Maria, é preciso ter técnica e muita curiosidade para criar novos sabores para quem experimenta. Ela tem paixão pelo churrasco e aplica isso no restaurante da família. Assim também, a equipe Markim Valle BBQ, de Registro/SP, marido e mulher também andam ao lado do churrasco, defumados, é claro.
Sob o mesmo ponto de vista, Marco Antônio de Oliveira, técnico de frigorífero, e Paula Fabiana Ribeiro, chef de cozinha, há mais de 10 anos resolveram unir seus conhecimentos na área da gastronomia e hoje são assadores profissionais de churrasco.
Equipes que participaram da Copa Sul Americana
- Club Tobby (Chile), Enjoy Pucon (Chile), Club Del Asado (Chile);
- Gran Fuego (Buenos Aires);
- Escuela Venezolana e Parrilla (Venezuela);
- Rancho do Maiado (Monte Sião/MG) contou com a participação da equipe do Mr. Smoker (Campo Grande/MS);
- BBQ Clan (Embu das Artes/SP);
- Varal Pantaneiro (Campo Grande/MS);
- Markim ValleBBQ (Registro/SP), Show BBQ (Mairinque/SP) e Mad Monsters (São Paulo).