Desmistificar alguns alimentos é um grande passo para evitar desperdícios na cozinha. Existem muitos vegetais e hortaliças que não aproveitamos sua versatilidade ao prepará-los, e o chuchu é um grande exemplo disso. Com o objetivo de incentivar o uso criativo dos alimentos sem descartar nenhuma parte, Luiza Hoffmann nos ensina uma receita deliciosa e bem fácil de fazer. Sopa de chuchu, uma gastronomia sustentável.
Sopa de Chuchu Gratinada
Ingredientes:
1 Unidade de Chuchu Médio
2 Cebolas médias
1 Colher de Sopa Manteiga
1 Colher de Sopa Azeite
1 Colher de Sopa Polvilho Doce
50 Ml de Vinho Branco Seco
400 Ml De Caldo De Legumes
1 Folga De Louro
Pimenta Do Reino Preta A Gosto
Sal Marinho A Gosto
Para Gratinar:
50g De Queijo meia Cura
1 Fatia De Pão
MODO DE PREPARO
Corte a cebola em meia lua e caramelize na manteiga em fogo baixo, mexendo sempre.
Quando caramelizada, adicione o vinho seco e deixe secar.
Corte o chuchu em cubo e adicione na sopa, junto com a cebola caramelizada.
Adicione o polvilho e mexa bem.
Por último adicione o caldo de legumes e deixe ferver até que o chuchu esteja macio; acerte o sabor do sal e a pimenta, como desejar.
CALDO DE LEGUMES
Separe as cascas de legumes (cebola, cenoura, alho, abobrinha, chuchu), 1 folha de louro e pimenta do reino em grão.
Em uma panela misturar todos os ingredientes e deixe ferver em fogo bem baixo.
Quando ferver, desligue e deixe na panela até esfriar, após ferver é necessário coar e reservar o caldo. Armazene na geladeira por até 5 dias ou no freezer por 3 meses.
PARA GRATINAR
Rale o queijo. Em uma cumbuca que possa ir ao forno, adicione a sopa, o pão torrado e o queijo ralado, leve ao forno para gratinar. E pronto! Já pode servir bem quentinho.
BENEFÍCIOS DO CHUCHU
Mesmo considerado um alimento muito sutil em seu gosto, esse vegetal categorizado como um fruto, é riquíssimo em nutrientes e pode ser utilizado de diferentes formas, não somente no alimentação.
Cultivado na América Central e conhecido desde a antiguidade é fonte de vitaminas e de fácil acesso, podendo ser plantado em hortas feita em casa. E para aqueles que acreditam que esse vegetal pode ser consumido apenas cozido, se enganou.
Há variados tipos e formatos de Chuchu, por isso no mercado você o encontra em diferentes texturas e cores, mas o fato é que existem infinitas receitas que podem ser preparadas por esse fruto, inclusive no âmbito da confeitaria, que vão do brigadeiro aos bolos.
Descubra novas formas de utilizá-lo, aproveitando de sua casca até as sementes, afinal é um fruto que auxilia no sistema imunológico, envelhecimento precoce, é rico em vitaminas para o cabelo, para a pele; entre tantos outros benefícios.
De sem graça ele não tem nada
A quantidade de fibras encontradas no chuchu o torna um excelente fruto para equilibrar a prisão de ventre e problemas intestinais, além de ajudar a regular o açúcar no sangue, sendo um grande aliado para quem tem diabetes.
Por conter grandes quantidade de Vitamina C, Folato fólico e zinco, o Chuchu colabora em manter a pele com mais elasticidade e o cabelo mais sedoso, combate a anemia, e sua ação antioxidante previne o envelhecimento precoce, colabora no tratamento de câncer.
Vitaminas de complexo B encontradas no vegetal estimulam o metabolismo e cooperam no tratamento de depressão e ansiedade.
Além de ajudar a emagrecer, seus minerais e cálcio contribuem no tratamento de osteoporose, cicatrização e é fonte de energia para o corpo.
FACAS
Você pode preparar a receita com a faca Descascar 95 da Linha Chef Cook
A linha foi pensada para contribuir de forma assertiva em todas as atividades na cozinha.
As facas Chef Cook são leves e de geometria francesa, garantem um bom encaixe na mão graças a sua ergonomia feita para mãos menores.
Confira as facas dessa Linha em nossa loja virtual.
Gostou da receita? Já conhecia o trabalho da chef Luiza Hoffmann? Veja a entrevista que fizemos com ela. Deixe seu comentário!
esse site é um dos meus preferidos,só anotando as
informações.
Muito obrigada Rosa, isso nos move a sempre buscar o melhor.
parabéns pelo site, muito util.