Há muitos tipos de facas para churrasco que podem ser usadas em casa ou de forma profissional, e para cada tipo de corte a Imperial se especializa em uma faca diferente, buscando atender a diversidade dos churrasqueiros.
Os tipos de cortes trazem características específicas ao gosto da carne assada, e dependendo da ferramenta utilizada, o corte não sai com a precisão esperada e pode ocorrer de alterar o sabor e textura da carne.
TRÊS FACAS PARA VOCÊ EXPLORAR E USAR NO SEU CHURRASCO
Não importa se você vai assar uma carne para os amigos e familiares ou se vai participar de um festival com muitos assadores, o importante é estar sempre bem equipado. Para isso selecionamos três facas que servirão como bússola para você caprichar no churrasco.
Para cada corte temos uma faca específica, confira as especificidades da Cimitarra, Butcher e Brisket e porque elas fazem a diferença no seu churrasco.
CIMITARRA
A imponente CIMITARRA tornou-se célebre nas mãos do chef turco Nurset Gökçe. Inspirada em uma espada árabe, essa peça tem uso específico para churrasco.
Sua lâmina longilínea na ponta proporciona cortes em grandes peças de proteína, a ponta curvada é excelente para contornar ossos, deslocar o rojão de uma costela ou descarnar, facilitando desta forma o trabalho do churrasqueiro.
Os apaixonados por costela se surpreenderão com sua eficiência. Ela tem um ótimo desempenho em costela grande inteira, costela de ripa ou assado inteiro. Mas é também eficiente em cortes como tomahawk e picanha. A faca mestre no seu churrasco.
BUTCHER
A Butcher é a faca coringa do churrasqueiro, na ausência de outra ela é muito eficiente.
De origem inglesa entre os açougueiros no século XVIII, a Butcher passou pelo comércio de peles na América e pelos homens das montanhas que caçavam, cortavam alimentos e se defendiam, até chegar às nossas mãos que manuseamos a carne no século XXI.
Leve, confortável para o manuseio e muito eficaz para trabalhar no churrasco rotineiro. Com uma Butcher é possível descarnar, separar a pele da carne, eviscerar carnes e cortar peças menores como bife em tiras, maminha, chorizo e baby beef. Por este motivo ela é considerada uma faca coringa.
Além de sofisticadas facilitam o trabalho de qualquer churrasqueiro.
A ACLAMADA BRIKEST
Famosa entre os apreciadores de churrasco de defumação a Brisket é a faca específica para quem quer precisão.
Essa faca surgiu por conta da necessidade de se ter uma peça para uso do corte de Brisket no Brasil. Assinada pelo mestre churrasqueiro Panhoca. Trata-se de um corte do peito bovino associado a um preparo particular que resulta em um assado extremamente tenro, por isso essa faca é muito singular.
Com estrutura pensada para dar assistência a todos que gostam de churrasco de defumação, sua ponta é arredondada e sem fio. Não espeta nem desfia a carne no movimento do corte. Os furos criam um espaço de ar que dificulta a aderência da carne à lâmina impedindo que ela desmanche.
A qualidade do fio e comprimento da lâmina permite o corte em uma só passada. É também uma ótima opção para quem trabalha com Charcutaria.
Gostou das dicas dessa semana? Compartilhe com quem você acha que precisa conhecer essas facas!
Clique aqui para ler mais sobre os tipos de facas da Imperial.